Focos de incêndio voltam a tomar conta de mata em Conceição do Mato Dentro
As agências que atuam no combate ao incêndio são compostas pela brigada Mato Dentro, Defesa Civil e Anglo American
Nesta quarta-feira (30), a Defesa Civil de Conceição do Mato Dentro segue empenhada em combater os focos de incêndio que tomam conta de matas da região. Durante a noite de ontem o incêndio foi monitorado e os agentes retornarão às atividades hoje. As agências que atuam no combate ao incêndio são compostas pela brigada Mato Dentro, Defesa Civil e Anglo American.
De acordo com a Prefeitura da cidade, o primeiro foco de incêndio no município teve início na noite do último domingo (27), por volta das 20h, na região da Fazenda Ponce de Leon. No entanto, na manhã de segunda-feira (28), o fogo atingiu grande proporção e uma equipe foi enviada imediatamente até o local para avaliação e início ao combate. A brigada da mineradora Anglo American foi acionada e as equipes trabalharam durante o dia todo. Contudo, não foi possível apagar o incêndio como um todo, devido ao aparecimento de mais focos isolados.
Assim, na manhã de ontem (29), em incursão na região do Falcão, próximo às fazendas Ponce de Leon, Santo Antônio e Diamante as equipes voltaram a combater o fogo. O incêndio foi controlado, mas por volta das 12h os focos começaram a ressurgir em decorrência da temperatura e da vegetação do local. Dessa forma, devido às dificuldades e exaustão dos agentes, as atividades foram interrompidas. No entanto, o incêndio como um todo ainda não foi debelado.
“É importante mencionar que a região é de difícil acesso, um misto de campo rupestre com mata de cerrado e vegetação atlântica, sendo assim, os três tipos de biomas foram afetados pelo incêndio. Caso o cidadão identifique algum foco de incêndio florestal, basta ligar: 3868-2431, 3868-2223 ou 3868-1390. Denuncie, incêndio florestal é crime. Denúncia anônima 181”, informou a Prefeitura.
Uma placa foi instalada para proibir a entrar no Parque Natural Salão de Pedras, também em Conceição, devido a restrições ambientais.
Região
A equipe da DeFato registrou o estrago que um incêndio causou em uma estrada há 5km da cidade de Itambé do Mato Dentro. O trecho de terra segue sentido o município de Morro Pilar. Veja vídeo: