Fogo consome a Mata do Limoeiro: “é o maior incêndio nos últimos nove anos”, relata Alex Amaral, do IEF
No momento, lutam contra o incêndio 29 brigadistas do IEF, Parque Municipal Alto Rio Tanque e Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente
Desde a madrugada de domingo-feira (11), brigadistas combatem a um incêndio no Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Ipoema, distrito de Itabira. Segundo Alex Amaral Oliveira, gerente do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e responsável pela unidade ambiental, o enfrentamento às chamas começou por volta das 4h — e prossegue neste momento, com três equipes atuando em diferente frentes. Essa já é considerada a pior queimada em quase uma década.
“Só saberemos a extensão do danos após a finalização do combate [contra as chamas], mas já posso adiantar que é o maior incêndio no parque nos últimos nove anos”, comenta Alex Amaral. “Infelizmente o fogo continua. Estamos com três equipes em combate em frentes diferentes”, completa.
Ver essa foto no Instagram
No momento, lutam contra o incêndio 29 brigadistas do IEF, Parque Municipal Alto Rio Tanque e Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (AMDA). Eles têm apoio de quatro veículos. Também contam com um caminhão pipa, cedido pela administração distrital de Ipoema, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).