Fogo em Minas: bombeiros são acionados para quase 300 incêndios florestais em 24 horas
Só na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os bombeiros foram acionados 136 vezes
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais informou, nesta terça-feira (17), que recebeu 299 acionamentos para combate a incêndios florestais nas últimas 24 horas no estado. O levantamento foi feito contabilizando as chamadas registradas entre as 9h de ontem (16) e as 9h de hoje (17).
Só na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os bombeiros foram acionados 136 vezes para chamadas referentes a incêndios em vegetação.
Segundo levantamento do BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Minas Gerais está entre os cinco estados brasileiros com o maior número de focos de incêndio registrados em 24 horas, totalizando 171 focos, ficando na 4ª posição, atrás apenas de Pará (1012), Mato Grosso (420) e Tocantins (279).
Punição
Nesta terça-feira (17), a ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva, durante o programa Bom Dia, Ministra, transmitido pelo Canal Gov, afirmou que o Governo Federal atua para investigar e punir os mandantes das queimadas.
“Neste momento qualquer incêndio se caracteriza como incêndio criminoso. Há uma proibição do uso do fogo em todo território nacional, Os estados, os últimos que fizeram decretos de proibição do fogo foram Rondônia e o Pará. E o Ministério do Meio Ambiente, desde o meio do mês de abril que havia estabelecido o alerta para que os estados fizessem a decretação da proibição do fogo. Nós estamos vivendo uma seca severa, praticamente em todo o território nacional, e essa proibição caracteriza qualquer incêndio que está sendo feito contraria à lei, isso caracteriza crime”, disse a ministra.