Forró em luto: morre cantora da banda Calcinha Preta, Paulinha Abelha
Ela estava internada, em estado grave, desde o dia 11 de fevereiro
O Hospital Primavera comunicou, na noite dessa quarta-feira (23), a morte da cantora Paula de Menezes Nascimento Leca Viana. Conhecida como Paulinha Abelha, a artista era vocalista da banda Calcinha Preta. A banda publicou o comunicado, oficialmente, em seu perfil no Instagram. Paulinha era casada com o modelo Clevinho Santos e não tinha filhos.
O falecimento aconteceu em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico. “Nas últimas 24 horas, Paulinha apresentou importante agravamento de lesões neurológicas, constatadas em ressonância magnética, e associada a coma profundo”, diz a nota publicada pela banda.
Ver essa foto no Instagram
O hospital informou ainda que foi iniciado protocolo diagnóstico de morte encefálica, que confirmou hipótese após exames clínicos e complementares específicos. Paulinha deu entrada em um hospital de São Paulo no dia 11 de fevereiro com problemas renais. Um semana depois, em função do agravamento do quadro, foi transferida para o Hospital Primavera, em Sergipe, sob os cuidados das equipes médicas de terapia intensiva, neurologia e infectologia.
A família da cantora chegou a iniciar uma campanha de doação de sangue, já que ela passava por hemodiálise. Fãs e amigos se reuniram quase que diariamente em frente ao hospital para realizar correntes de orações. Na última terça-feira (22), em transmissão ao vivo da atualização do estado de saúde de Paulinha, a equipe médica que a acompanhava chegou a dizer que o maior desafio era “mantê-la viva”.
Quem foi Paulinha Abelha
Nascida no interior de Sergipe, na cidade de Simões Dias, Paulinha começou a vida profissional ao lado do pai comerciante em feiras livres. Como artista, iniciou a carreira como vocalista da banda de forró Panela de Barro. Na época, ela dividia os vocais com cantor Daniel Diau.
Juntos, atualmente, eles também comandavam a banda Calcinha Preta, ao lado de Silvânia Aquino e Bell Oliver. Ao todo, ela gravou 21 CDs e três DVDs. A cantora também foi homenageada com uma música que leva o seu nome, “Paulinha” que foi sucesso em todo o país.
Entre os maiores sucessos conhecidos na voz de Paulinha Abelha estão as músicas: “Furunfa”, “Baby dool”, “Louca por ti”, “Sonho Lindo”, “Armadilha”, “Paulinha” e “Ainda te amo”. Nas últimas semanas, a banda Calcinha Preta tinha retomado a rotina de shows, após meses sem apresentações por conta da pandemia. Assim, a última aparição da cantora, antes da internação, foi a participação no Podpah, podcast paulista.
Artistas manifestam luto
Diversos cantores e artistas manifestaram pesar pela perda da cantora.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram