Fósseis de 80 milhões de anos de possível titanossauro são descobertos na BR-050, em Minas Gerais
Os materiais foram repassados para o Museu dos Dinossauros da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

A concessionária Eco050 anunciou, na quarta-feira (6), que 22 blocos com fósseis de cerca de 80 milhões de anos foram encontrados durante escavação em uma obra na BR-050, em Uberaba. Os materiais podem ter pertencido a um tipo de titanossauro e foram repassados para o Museu dos Dinossauros da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Os fósseis foram descobertos pela empresa Geopac Consultoria Ambiental, contratada pela Eco050 para o monitoramento dos trabalhos de escavação em uma obra de recuperação de talude na rodovia. Trata-se do mesmo local onde foi localizado, em novembro, um fóssil de 20 centímetros, já repassado ao museu da UFTM.
Segundo o paleontólogo Paulo Macedo, responsável pelo acompanhamento técnico da obra e pelas descobertas, o novo lote de achados inclui costelas, vértebras e outros fragmentos ósseos. “Alguns desses materiais ficaram presos no talude e foi necessário o uso de equipamentos especiais para a retirada. Devido ao tamanho desses blocos, alguns com mais de 200 quilos, nós tivemos de fazer a preparação de parte dos fósseis no próprio local da obra para poder encaminhá-los ao museu”, afirma.
Ainda segundo Macedo, os estudos a serem realizados poderão identificar com precisão a qual espécie pertencem os fósseis. “Ao que tudo indica, trata-se de um Titan, semelhante ao que foi encontrado há 20 anos na Serra da Galga, aqui em Uberaba. Só que aquele fóssil tinha 65 milhões de anos, enquanto estes de agora são um pouco mais antigos”, diz.
Monitoramento
A descoberta de mais fósseis na região de Uberaba aconteceu a partir de uma parceria iniciada em 2021 entre a Eco050 e a Geopac. A concessionária solicitou um levantamento das principais áreas de potencial fossilífero ao longo dos 436,6 quilômetros concedidos da BR-050, entre Delta, em Minas Gerais, e Cristalina, em Goiás.
A coordenadora de Sustentabilidade da Eco050, Daniela Almeida, explica que, com base neste estudo, a concessionária contrata uma equipe de paleontólogos para acompanhar toda obra executada em áreas consideras de “alto potencial” para descobertas. “Acreditamos que essa é mais uma forma de mostrar nosso comprometimento e zelo com as comunidades em que estamos inseridos e com a preservação do patrimônio arqueológico, fomentando o conhecimento científico da nossa região”, afirma.