Funcionários presos em mina canadense da Vale estão em segurança

As 39 pessoas que ficaram presas depois de um acidente na mina de Totten foram resgatadas

Funcionários presos em mina canadense da Vale estão em segurança
Foto: Divulgação / Vale

Na última quarta-feira (29), a Vale informou que todos os 39 empregados que estavam na mina subterrânea Totten, em Sudbury, Ontário, Canadá, já estão em superfície. Em nota oficial, a empresa disse que “o resgate foi concluído de forma segura e todos passam bem”.

Ainda por meio da nota, o presidente da mineradora, Eduardo Bartolomeo, explicou que encontrou com empregados e com a equipe de resgate.

“Trazer nossos 39 empregados seguros e saudáveis para casa era nossa principal prioridade e estamos felizes que nosso plano de emergência funcionou para conseguirmos esse resultado. Todos estão seguros agora e merecem nosso profundo respeito pela perseverança”, detalhou Bartolomeo.

Os empregados estavam na mina para o turno de domingo (26), quando danos ao eixo tornaram o sistema de transporte usual (espécie de elevador) inoperante. Os empregados saíram da mina com o apoio da equipe de resgate da Vale por meio de um sistema de escada de saída secundária.

“Esta é uma grande notícia vinda de circunstâncias muito difíceis. Todos nós da Vale estávamos focados e comprometidos com o retorno seguro de nossos empregados. Ouvir que todos estão de volta à superfície e voltando para casa é a melhor notícia que poderíamos ter recebido”, o presidente da mineradora, ainda na nota oficial.

Com os empregados de volta à superfície e em segurança, Bartolomeo disse que será iniciada uma investigação sobre o ocorrido, para que a empresa possa aprender com o incidente e tomar medidas para garantir que isso nunca aconteça novamente.

Entenda

O acidente foi causado por uma pá escavadeira, na tarde do último domingo (26), na mina subterrânea Totten. O empreendimento é da empresa Vale que informou, na terça-feira (28), que 19 pessoas já tinham sido resgatadas. Porém, 20 delas seguiam presos na mina que produz níquel em Sudbury, em Ontário.

Quando o acidente aconteceu, os funcionários da empresa estavam a uma profundidade entre 900 e 1200 metros. Os empregados que ainda permaneceram na mina foram levadas à superfícies no dia seguinte (29).

Para conseguir retirar os funcionários do local, a mineradora contou com a equipe de resgate de minas da Vale e a Ontario Mine Rescue. A produção na mina foi temporariamente suspensa. Vale lembrar que, nos primeiros seis meses de 2021, a mina de Totten produziu 3.600 toneladas de níquel no local.