Furacão Ian se aproxima da costa estadunidense e milhões devem deixar suas casas

Os ventos podem chegar a 250 quilômetros por hora

Furacão Ian se aproxima da costa estadunidense e milhões devem deixar suas casas
Foto: Regional and Mesoscale Meteorology Branch

A costa da Flórida, nos Estados Unidos, está ameaçada pela presença e proximidade crescente do furacão Ian, que se intensificou para uma tempestade de categoria 4 nesta quarta-feira (28). Os moradores estão apavorados e já esvaziaram as prateleiras dos supermercados, fugindo para abrigos e deixando o estado.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) mapeou a presença do furacão Ian a cerca de 130 quilômetros a sudoeste de Punta Gorda, na Flórida, com ventos máximos sustentados de 250 km/h. A população da região foi orientada pelas autoridades a deixar suas casa e migrar para regiões mais altas, que não têm previsão de serem atingidas pelo furacão.

O NHC também emitiu alerta de tempestades para grande parte da costa oeste da Flórida, prevendo inundações costeiras. Os aeroportos de Orlando foram fechados, para evitar acidentes. Além disso, os estabelecimentos da região também tiveram seus serviços interrompidos.

Agora, o olho do Furacão Ian está sendo classificado como “extremamente perigoso” e a tempestade está se aproximando, prestes a levar “ventos catastróficos”, ondas e inundações em grande parte do estado. O furacão Ian deve atravessar para a terra, possivelmente ao norte de Fort Myers, nas proximidades das áreas de Port Charlotte e Punta Gorda, no início desta tarde, conforme informes do Centro Nacional de Furacões.

A previsão é de que as tempestades sejam históricas, engolindo casas costeiras e promovendo destruição nas redes de eletricidade, prédios e estruturas da região.

Algumas pessoas não cumpriram a ordem de evacuação e, no entanto, já não podem sair de suas casas, tendo sido orientadas a se direcionar para o alto dos prédios para fugir de possíveis inundações. A Flórida está se preparando para a chegada do Furacão Ian, que pode promover enchentes e um cenário desastroso no estado.