Globo de Ouro acontece hoje: “Ainda estou aqui” concorre

Filme de Walter Salles concorre nas categorias de melhor atriz e melhor filme estrangeiro

Globo de Ouro acontece hoje: “Ainda estou aqui” concorre
Foto de divulgação do filme. Foto: Alile Dara Onawale/Sony Pictures

O aclamado filme “Ainda estou aqui”, dirigido por Walter Moreira Salles Jr., representa o Brasil na edição deste ano do Globo de Ouro. A cerimônia de gala da tradicional premiação do cinema acontece na noite de hoje, nos Estados Unidos. A 82ª edição do Globo de Ouro acontece a partir das 22h, com transmissão da TNT e do streaming MAX (ex-HBO MAX).

O júri do Globo de Ouro reconheceu “Ainda estou aqui” com duas indicações aos prêmios principais. A estrela Fernanda Torres concorre ao prêmio de melhor atriz, ao lado de lendas de Hollywood como Tilda Swinton, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Kate Winslet e Pamela Anderson. Em entrevistas que realizou para veículos como à Folha de São Paulo, a atriz brasileira afirmou que considera a própria indicação como um prêmio.

“A chance de alguém falando português levar um prêmio desse tamanho é praticamente nula”, afirmou a atriz. A indicação de Fernanda levou internautas e demais membros da comunidade cinéfila a resgatar a indicação de sua mãe, Fernanda Montenegro, ao Oscar. A lendária atriz foi indicada também na categoria de melhor atriz, em 1999. Na ocasião, Gwyneth Paltrow, estrela e “Shakespeare apaixonado”, foi a vencedora.

As indicações e o reconhecimento estrangeiro de mãe e filha têm algo em comum além do laço sanguíneo. Ambas estrelaram filmes do bilionário diretor Walter Salles. A mãe foi indicada pelo célebre “Central do Brasil”. Assim como em 1999, o novo trabalho de Walter Sales concorre também na categoria “Melhor filme estrangeiro”.

Adaptação de obra

Uma adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva (2015), o filme narra a história de vida de Eunice Paiva, mãe do autor e esposa do deputado federal Rubens Paiva, perseguido e assassinado durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). A obra, de caráter autobiográfico, traz ao leitor relatos da própria vida do autor, sendo centrada nas experiências de sua família. Por conta do contexto histórico e, principalmente, dos motivos políticos que afetam os Paiva, o livro é também uma importante exposição sobre a experiência de vida sob um regime de exceção. Coube a Fernanda Torres e Selton Mello encarnarem as personagens Eunice e Rubens Paiva na tela do cinema.

 

Reconhecimento e premiações

“Ainda estou aqui” tornou-se um fenômeno de bilheteria no Brasil, em 2024, ocupando o top 5 de filmes mais assistidos. O interesse do público refletiu em mais de R$69 milhões em arrecadação, no ano passado. O reconhecimento da crítica e dos júris internacionais também é perceptível.

Até o momento, o filme venceu prêmios nos festivais de Veneza, Vancouver e Miami, entre outros. Outro destaque é a indicação ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro. No festival de Veneza, o público ovacionou o filme após sua exibição, o que abriu os olhos do mundo para a produção que, aliás, é a de maior orçamento da história do cinema brasileiro.