Governo avalia com arquitetos modificações no projeto da Unifei

Projeto da Unifei foi desenvolvido pelo arquiteto Gustavo Penna, em Belo Horizonte

Governo avalia com arquitetos modificações no projeto da Unifei

Uma comitiva da Prefeitura de Itabira e da direção da Unifei esteve em Belo Horizonte nessa quarta-feira, 8 de novembro, para uma conversa no escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados. Em pauta, o projeto do campus itabirano da universidade e a intenção do governo municipal de torná-lo mais barato.

O prefeito Ronaldo Magalhães (PTB) falou sobre o assunto durante entrevista coletiva nessa quarta-feira. Segundo o chefe do Executivo, a ideia do atual governo é adequar o projeto “à nova realidade de Itabira”. O petebista citou, especialmente, os acabamentos propostos inicialmente para os prédios da Unifei, todos muito caros, na avaliação do prefeito.

“Não estamos falando em diminuir o projeto, nada disso. Só precisamos readequá-lo. Os acabamentos, por exemplo, são muito caros. O projeto foi desenvolvido em uma época em que a Prefeitura tinha muito dinheiro, hoje não é assim”, afirmou Ronaldo. De acordo com ele, seriam necessários R$ 400 milhões para finalizar o projeto da maneira que foi concebido.

Na última semana, o presidente da Câmara de Itabira, Neidson Freitas (PP), sugeriu uma nova repactuação para a conclusão da Unifei. No sistema que permitiu a concretização da universidade no município, a Prefeitura assumiu a construção dos prédios, a Vale a compra dos equipamentos e o Governo Federal a contratação dos professores. Na opinião do vereador, a mineradora deveria assumir papel maior para que os novos prédios sejam construídos.

Ronaldo comentou sobre a declaração do presidente da Câmara e concordou que a Vale possa ser procurada para discussão de um novo acordo, mas afirmou que o primeiro passo é readequar o projeto. “Do jeito que está hoje, como eu vou na Vale pedir R$ 400 milhões. Ninguém tem isso. A Vale não tem, a Prefeitura não tem, o Governo Federal não tem. É preciso readequar o projeto e promover uma nova licitação. Aí, sim, teremos condições de ir atrás dos parceiros”, encerrou.

A comitiva de Itabira em Belo Horizonte teve participação dos secretários de Obras, Ronaldo Lott, e de Desenvolvimento Econômico, José Don Carlos, da vice-prefeita Dalma Barcelos (PDT) e do diretor do campus itabirano da Unifei, Dair de Oliveira.