Governo de Minas declara Estado de Emergência em Coronel Fabriciano após fortes chuvas

Com o Estados de Emergência reconhecido, Coronel Fabriciano terá acesso aos recursos estaduais e federais

Governo de Minas declara Estado de Emergência em Coronel Fabriciano após fortes chuvas
Foto: Divulgação

O Governo do Estado de Minas Gerais anunciou oficialmente o reconhecimento do estado de emergência em Coronel Fabriciano após o município ser gravemente impactado pelas intensas chuvas que ocorreram em dezembro de 2024 e janeiro de 2025. A publicação foi feita nesta sexta-feira (24).

Com o Estados de Emergência reconhecido, Coronel Fabriciano terá acesso aos recursos estaduais e federais, essenciais para a recuperação das áreas afetadas e para o apoio às famílias que sofreram com as consequências da calamidade.

Para o Prefeito Sadi Lucca, esse reconhecimento, tanto na Esfera Estadual, quanto na União da Situação de Emergência é importante na liberação de recursos. “Muitas famílias que foram atingidas necessitam dos recursos, principalmente do Fundo de Garantia, para que esse dinheiro possa estar disponível para que elas possam recomeçar com alguma manutenção de casa ou suprir algumas necessidades básicas. Assim que esse documento chegar a Caixa vai estar disponível e que as famílias cadastradas, que foram atingidas pelas chuvas, possam ter esses benefícios sacados.”

O Decreto Estadual nº 61, assinado pelo governador Romeu Zema, ratifica o Decreto Municipal nº 8.799, que declarou estado de emergência nas áreas mais atingidas. As chuvas torrenciais, que ultrapassaram 80 mm, causaram alagamentos, destruição de veículos, quedas de árvores e deixaram moradores sem fornecimento de energia elétrica e até desalojados. Ao todo, 2.261 famílias foram atingidas.

De acordo com o Formulário de Informações do Desastre (FIDE), o município enfrentou sérios danos humanos, materiais e ambientais, além de prejuízos econômicos que afetaram a capacidade de resposta da administração municipal.