Governo de Minas entrega para Itabira e outros municípios o “Selo Cidade Amiga do Audiovisual”

O projeto trabalha o desenvolvimento de políticas de audiovisuais e os benefícios do setor

Governo de Minas entrega para Itabira e outros municípios o “Selo Cidade Amiga do Audiovisual”
Mostra de cinema em Itabira, em 2022 – Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabira

O Governo de Minas, por meio da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), entrega o “Selo Cidade Amiga do Audiovisual” a 120 gestores municipais de cem cidades mineiras que foram capacitados por meio do programa “Cidade de Cinema”. O projeto trabalha o desenvolvimento de políticas de audiovisuais e os benefícios do setor. Itabira está entre as cidades que receberão o selo.

A entrega será na terça-feira (28), às 14h, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, durante o 4º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos. A ação é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da EMC.

O “Cidade de Cinema” teve início com o cadastro de representantes dos municípios interessados em se qualificar e integrar a Minas Film Commission (MFC) e contou com a participação das 12 mesorregiões de Minas Gerais.

“Queremos apoiar as produções audiovisuais mineiras e consolidar o estado como um importante destino cinematográfico. O cinema nos coloca em uma vitrine e o resultado disso é um salto grande e positivo na cadeia produtiva, da cultura à economia. Esse é um dos objetivos da Minas Film Commission que, sob a gestão da EMC, desenvolve mais essa ação”, destaca Gustavo Mendicino, presidente da EMC, instituição que também gerencia a Rede Minas e a Rádio Inconfidência.

Capacitação

Com três módulos e mais de 60 horas/aula, o curso preparou gestores municipais para trabalhar com as políticas públicas voltadas para o setor audiovisual em contexto estadual, nacional e internacional.

A capacitação também tratou dos benefícios e impactos econômicos que as locações propiciam, fortalecendo o turismo cinematográfico.

“A forte adesão dos municípios ao cadastro comprova como o interior deseja se capacitar e atrair novos investimentos. Essa ação, que envolve inúmeros parceiros como Fecitur e Associação Mineira dos Municípios, integra o Plano Descentra Cultura, que inclui outras iniciativas de descentralização e interiorização, e vem em ótimo momento com a execução da Lei Paulo Gustavo, que vai injetar mais de R$ 180 milhões para a cultura, incluindo o audiovisual em Minas Gerais”, destaca o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

Itabira

Por Itabira, participaram da formação representantes do Conselho Municipal de Cultura e servidores da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), que poderão ser propagadores dessa capacitação no município. Para o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, o reconhecimento de Itabira como “Cidade Amiga do Audiovisual” vem ao encontro do trabalho desenvolvido no município.

“Mostra que Itabira é uma cidade de cultura ampla e que abraça todas vertentes. A gente já tem trabalhado com o estímulo ao audiovisual e este selo vem para corroborar com isso. Editais como o Cultura Todo Dia e o Mostras e Festivais destinam boa parte da verba para produtores de audiovisual; o próprio Festival de Inverno tem recursos e espaço para esses produtores; nós criamos o Núcleo de Audiovisual e Laboratório de Mídias da FCCDA, com editais para que produtores itabiranos tenham as ferramentas necessárias; além de resgatarmos todo o acervo da TV Cultura de Itabira, que estava se perdendo”, avalia Marcos Alcântara.

Como participar

Os municípios que não se cadastraram podem ingressar na nova turma do curso “Cidade de Cinema” e, com isso, se habilitarem a receber o “Selo Cidade Amiga do Audiovisual”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio de formulário (bit.ly/minasfilmcommission). O cadastro é gratuito e segue aberto, de forma contínua, com novos grupos sendo reunidos, periodicamente, para capacitações.

* Com informações da Agência Minas e da Prefeitura de Itabira.