Governo de Minas inaugura UAI em João Monlevade

A estimativa é que a UAI realize cerca de 135 mil atendimentos por ano, atendendo João Monlevade e outras cidades da região

Governo de Minas inaugura UAI em João Monlevade
Foto: Agência Minas Gerais

O Governo de Minas inaugurou ontem (27), em João Monlevade, a 48ª Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do estado. A unidade faz parte do programa UAI Compartilha, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), e foi implantada em parceria com a Câmara Municipal.

A UAI João Monlevade é a maior unidade do programa Compartilha e vai beneficiar mais de 328 mil pessoas com a prestação de diversos serviços públicos centralizados. Além do município, a unidade vai atender outras nove cidades vizinhas: Nova Era, Rio Piracicaba, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Domingos do Prata, Itabira, Santa Barbara, Barão de Cocais, Dionísio e Catas Altas.

A estimativa é que a UAI realize cerca de 135 mil atendimentos por ano, disponibilizando, a princípio, serviços como emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e de atestado de antecedentes criminais, recuperação de acesso ao gov.br, serviços do Sine, Procon, Receita Federal e da Junta Militar.

“Chegar a um local de fácil acesso, com uma estrutura adequada, e realizar serviços públicos em um só lugar é um exercício de cidadania. Essa unidade reforça o compromisso do Governo de Minas, que trabalha para reduzir a burocracia nos serviços públicos de maneira simplificada, ágil e com muita cordialidade”, destacou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Camila Neves.

UAI Compartilha

Com a inauguração da unidade, Minas Gerais passa a contar com 48 UAIs, sendo 16 no modelo Uai Compartilha. O programa, lançado em 2019, já inaugurou 15 unidades além de João Monlevade. São elas: Leopoldina, Três Corações, Itajubá, Senhora dos Remédios, Campo Florido, Engenheiro Navarro, Araxá, Cássia, Aeroporto de Confins, Ouro Verde de Minas, Felício dos Santos, Sarzedo, Conceição das Alagoas, Ipanema e Joaquim Felício.

A Seplag-MG possui convênios com outros 19 municípios para a implantação do Programa, além de 41 peticionamentos ativos. Cada convênio tem vigência de 60 meses a partir da publicação, podendo ser prorrogado.