Governo de Minas lamenta morte do papa Francisco e decreta luto oficial de sete dias

Em nota, governador Romeu Zema destacou a humildade, coragem e legado de justiça social deixado pelo líder da Igreja Católica

Governo de Minas lamenta morte do papa Francisco e decreta luto oficial de sete dias
Foto: Reprodução/Vatican Media

O Governo de Minas Gerais emitiu nesta segunda-feira (21) uma nota oficial de pesar pela morte do papa Francisco, que faleceu na madrugada de hoje. Em homenagem ao pontífice, será decretado luto oficial de sete dias em todo o Estado.

Na manifestação pública, o governador Romeu Zema (Novo) ressaltou o impacto espiritual e social do papa Francisco no mundo. “Papa Francisco foi um símbolo de simplicidade e justiça social. Sua humildade e coragem inspiraram o mundo. Minas Gerais agradece e presta sua homenagem a esse grande homem que fez da fé um caminho de esperança e amor”, declarou.

Zema também recordou um encontro com o líder religioso em 2023, quando o papa comentou sobre o espírito pacífico e resiliente do povo mineiro. “Uma vez ouvi a história de que os mineiros lutam para não fazer a guerra, nunca. Mas, quando estão na guerra, lutam para poder terminá-la, porque não a querem”, disse Francisco à época.

Na nota oficial, o Governo de Minas expressou solidariedade à Santa Sé, à Igreja Católica e a todos os fiéis que se unem em oração neste momento de luto. “O Papa dedicou sua vida à fé, ao diálogo entre os povos e à promoção da paz e da justiça social”, completa o comunicado.

Confira a nota na íntegra:

Nota de pesar

Comunicado emitido pelo Governo de Minas Gerais nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025

O Governo de Minas Gerais recebe com tristeza a notícia do falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, líder espiritual de milhões de pessoas em todo o mundo.

“Papa Francisco foi um símbolo de simplicidade e justiça social. Sua humildade e coragem inspiraram o mundo. Minas Gerais agradece e presta sua homenagem a esse grande homem que fez da fé um caminho de esperança e amor”, destacou o governador Romeu Zema.

Em encontro com o Zema, em 2023, o papa ressaltou o instinto dos mineiros pela pacificação e a bravura de lutar por liberdade. “Uma vez ouvi a história de que os mineiros lutam para não fazer a guerra, nunca. Mas, quando estão na guerra, lutam para poder terminá-la, porque não a querem”, disse o líder religioso à época.

Neste momento de consternação, o Governo de Minas presta sinceras condolências à Santa Sé, à Igreja Católica e a todos que se unem em oração pela partida de um homem que dedicou sua vida à fé, ao diálogo entre os povos e à promoção da paz e da justiça social.

Em sinal de respeito, o Governo de Minas irá decretar luto oficial de sete dias”.