Greve em BH: metrô não funciona em horários de pico nesta segunda-feira
Segundo o sindicato dos metroviários, greve é por tempo indeterminado
Na manhã desta segunda-feira (21), as estações de metrô amanheceram fechadas em Belo Horizonte. A greve, anunciada pelo Sindimetro-MG na sexta-feira, determina escala mínima de funcionamento de 10h às 17h, sem operação dos metroviários em outros horários.
Por volta das 10h, a operação dos metrôs em Belo Horizonte foi iniciada e, como anunciado pelo sindicato, operação será paralisada novamente às 17h.
O Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG) determinou a greve em assembleia geral realizada na última quarta-feira, e a greve é por tempo indeterminado. O sindicato pede diálogo com o governo federal em relação à privatização do metrô de Belo Horizonte, principalmente sobre como vai ficar a situação dos trabalhadores da empresa que são concursados.
O Sindimetro-MG afirma ainda que realiza greve dentro da legalidade, pois cumpre a escala mínima de horários no metrô. A categoria mostra preocupação quanto aos empregos dos funcionários, já que não conseguiu realizar negociação com o governo federal. Porém, o sindicato afirma que “basta o governo negociar que estaremos dispostos a cumprir a escala integral”.
A greve gerou reflexos no trânsito de Belo Horizonte e também na demanda quanto aos ônibus da capital mineira.
https://twitter.com/milicianacx/status/1505866264778051585?s=20&t=fKlB49l84jInP8AGGhCs8A