Bloco da Madalena atrai multidão ao bairro Pará, em Itabira

Foliões reúnem público de toda idade no bairro Pará. Festa vai até o fim da noite

Bloco da Madalena atrai multidão ao bairro Pará, em Itabira

O Madalena Não Gosta De Poema arrasta uma multidão à prévia do Carnaval no bairro Pará, em Itabira, na tarde deste sábado, 27 de janeiro. Acompanhados da Transita e Polícia Militar, os foliões saem da Praça do Centenário (catedral) rumo à sede do bloco, no Bar do Raimundim, onde a festa segue até o fim da noite. O cortejo é estrelado pela boneca Madalena, com três metros e meio de altura.

Ainda sob sol, os foliões reúnem público de toda idade. A maioria dos participantes veste amarelo, cor do bloco. Na prévia, o bloco homenageia Nilo Almeida, um famoso dono de boteco na região do Pará que conquistou tradição em décadas passadas.

O bloco está em seu terceiro ano. Surgiu com a proposta de resgatar a tradição carnavalesca em Itabira, conta Hebert Rosa, organizador.

Ele cita que Madalena é um carrinho com uma caixa de isopor, levada aos locais mais festivos de Itabira, sempre com uma roda de amigos. Nesses encontros, veio a ideia de pôr o bloco na rua. “O não gostar de poema não tem a ver com não gostar de Drummond, é uma crítica à inoperância do poder público com a cultura da cidade”, cita Hebert.

O cortejo tem marchinhas tradicionais e um “quê” do frevo pernambucano.

O bloco não tem incentivo do poder público e toda a festa foi organizada com o patrocínio de empresas privadas.