Tabuleiro Jazz festival harmoniza boa música com ecoturismo em Conceição do Mato Dentro
Distrito ficou lotado durante dias do evento que reuniu grandes nomes mundiais do estilo
O distrito de Tabuleiro, famoso por abrigar a maior cachoeira do estado de Minas Gerais, foi palco para a primeira edição do Tabuleiro Jazz Festival, evento internacional que uniu a música de alta qualidade à paisagem exuberante em Conceição do Mato Dentro. A festa teve início na última sexta-feira, 27 de abril, e termina nesta segunda, 30.
“Está melhor do que eu poderia imaginar”, ressaltou o curador do evento e violonista Aliéksey Vianna, que atualmente mora na Suíça. Ele teve a competência de reunir nomes como Carlos Malta e Andréa Ernest Dias, que fizeram uma marcante apresentação com flautas no terceiro dia do evento.
Também fez um show à parte o renomado músico Toninho Horta, que tocou sua guitarra ao lado da cantora e instrumentista carioca Joyce Moreno. “Um privilégio para mim tocar em Conceição do Mato Dentro, ainda mais nessa época de comemoração de aniversario do jazz”, comentou o mineiro, que se apresentou no sábado, 28.
Nomes consagrados do jazz mundial como Paul McCandless (EUA), Paul Hanson (EUA), Stephan Kurmann (SUI) e Michael Eckroth (EUA) também subiram no paco do Tabuleiro Jazz Festival.
Prata da casa
Prata da casa, o músico Filipe Gaeta tocou na abertura do evento. Ele é gaitista e hoje responde pela Secretaria de Meio Ambiente do município. Também de Conceição, os músicos Caxi Rajão, Estevan Rupestre e Deco Lima deram o tom local ao festival.
O prefeito José Fernando de Oliveira (MDB) ressaltou a importância do evento e o fortalecimento no turismo de qualidade que ele trás. “A cidade está cheia, e, mesmo nesse cenário econômico menos otimista, nós vamos pensar grande para Conceição do Mato Dentro. A mídia espontânea que conquistamos para o festival internacional de Jazz mantém a cidade como referência entre os melhores destinos turísticos do Brasil e do mundo”, exaltou.
Segundo a Polícia Militar, cerca de 2000 pessoas compareceram por dia de evento e nenhuma ocorrência grave foi registrada. O festival, que aconteceu no campo do distrito de Tabuleiro, também fez com que os pontos turísticos da cidade recebessem um grande número de visitantes.
No domingo, por volta das 13h, a cachoeira do Tabuleiro precisou ter o acesso bloqueado por ter atingido o limite máximo de 250 pessoas acessando o parque. Também na região, a cachoeira Rabo de Cavalo recebeu um grande número de turistas.