Projeto Matriz 2018- “um sucesso que já aguarda os 30 anos”
Com o patrocínio da Secretaria Municipal de Turismo/ Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro e o apoio cultural da Anglo American, em conjunto com apoio local da COMTUR e vários parceiros locais aconteceu nos dias 06, 07, 08 e 09 de setembro mais uma edição do Projeto Matriz. Com o objetivo de ocupar novos […]
Com o patrocínio da Secretaria Municipal de Turismo/ Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro e o apoio cultural da Anglo American, em conjunto com apoio local da COMTUR e vários parceiros locais aconteceu nos dias 06, 07, 08 e 09 de setembro mais uma edição do Projeto Matriz.
Com o objetivo de ocupar novos espaços na cidade no dia 06, quinta-feira, o Projeto Matriz apresentou na Câmara Municipal o Coral da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro. Foi encantador ver o belo trabalho regido pela Maestrina Tininha Castro, que reúne cerca de 40 conceicionenses de várias faixas etárias.
Logo depois no mesmo espaço foi exibido o filme “Nise: O Coração da Loucura” que trouxe aos presentes a beleza e a emoção do trabalho realizado pela Psiquiatra Nise da Silveira no Engenho de Dentro- RJ com os portadores de sofrimento mental. Não menos inovador foi neste mesmo dia a roda de samba na praça da Saudade, recepcionando os turistas com o melhor do samba de BH com Marina Gomes e quarteto.
Na sexta, a noite começou com os sorrisos da criançada e dos adultos em frente à Igreja do Rosário com o espetáculo da Ursa circense. Em seguida, a Cia de Ballet Petit Ballerine de Conceição, trouxe à praça os pais encantados com suas crias que se apresentaram no palco do Projeto Matriz. Foram cerca de 30 integrantes, entre crianças, adolescentes e adultos, que tornaram a noite ainda mais agradável.
Continuando a valorizar a prata da casa, Juliana Floriano fez uma bela apresentação junto com sua Banda Mula. Como grande atração da noite, Paulinho Moska, com sua voz e violão contagiou uma praça com milhares de pessoas. E para fechar, mesmo que certo atraso, a alegria e vibração da banda Pacato Cidadão, uma das melhores do carnaval de BH, que cantou os sucessos Jota Quest, Skank entre outras bandas mineiras.
Sábado também começou em grande estilo. Desta vez o brilho foi no mastro chileno com a artista Mari Rivera. Mais uma vez a presença marcada pelos artistas conceicionenses com Caxi Rajão convidando Vitória Regina e o saxofonista Renato Carvalho com um fino repertorio, que em alguns momentos levou os presentes para um retorno aos antigos bailes do Edem Clube de Conceição.
Presença forte e marcante na noite foi o jovem instrumentista Marcelo Fonseca que com seu sorriso e swing contagiantes foi a grande revelação do Projeto Matriz deste ano. Comemorando 40 anos de carreira a sensacional banda A Cor do Som, fez o público relembrar e cantar junto seus grandes sucessos.
Para abrir o último dia do Projeto Matriz 2018, o “Cortejo dum Velho Senhor” percorreu as ruas da cidade, entre a praça Ubaldina até o Largo do Rosário, brincando e cantando com os transeuntes. Na sequência, no Mercado Municipal, aconteceu a Feira Sabor e Arte com mostras do artesanato e de culinária de conceição, onde também se apresentou o Grupo de Capoeira Arte Brasil.
Voltando ao largo do Rosário, mais uma vez a programação foi especial para as crianças com a peça Adiante atraindo a atenção de crianças e adultos, seguido do belo show do Grupo Choro de Minas que convidou o cantor Juninho Braga, contagiando a praça, com vasto e belo repertorio de Chorinhos e sambas.
Outra revelação para o público do Projeto Matriz foi Marcelo Veronez, com o show que já está na estrada há 10 anos “Não sou nenhum Roberto” que além de encantar com sua voz e performance no palco, colocou a praça toda pra cantar e dançar junto ao som da Velha Guarda.
Após três dias de programação intensa, foi no mais alto astral que o rapper mineiro Flávio Renegado, manteve de pé o largo do Rosário no último show desta edição do Projeto Matriz, com um show cantando Jorge Benjor.
João Bosco, um dos idealizadores e realizadores do Projeto Matriz desde a sua criação em 1989, reforçou que neste ano apesar da dificuldade de arrecadar recursos com a Leis de Incentivo à Cultura, ter o patrocínio da Prefeitura Municipal e o apoio da Anglo American, foram fundamentais para o a realização e sucesso desta edição, assim como os parceiros locais que também tem papel fundamental desde as primeiras edições do evento.
Mais uma vez o Projeto Matriz trazendo de forma gratuita e democrática o acesso à cultura para a comunidade de Conceição e região, atraindo turistas, lotando os restaurantes, bares, pousadas e criando centenas de empregos temporários. Além de divulgar o potencial turístico e cultural da cidade.
Acompanhem os grandes momentos deste ano no facebook e instagram: @projetomatriz.
A M Lima Produções, já trabalha para uma bela comemoração dos 30 anos em 2019 e já convida a todos.