Guia do Brasileirão: com objetivos distintos, clubes mineiros estreiam na Série A neste fim de semana

A DeFato preparou um guia completo, sobre todas as 20 equipes da Série A. Confira. 

Guia do Brasileirão: com objetivos distintos, clubes mineiros estreiam na Série A neste fim de semana
Foto: Divulgaçao/CBF

Atlético, América e Cruzeiro começam as suas jornadas no Brasileirão 2023 com objetivos bem diferentes. O Galo quer o título, o América batalha por ao menos uma vaga em competição internacional e o Cruzeiro, ainda que tetra da competição, possui a meta primária de permanecer na elite nacional. A DeFato preparou um guia completo, sobre todas as 20 equipes da Série A. Confira. 

Querendo fazer mais e melhor

Após o título estadual e a classificação na Copa do Brasil, após ter suado para vencer o Brasil de Pelotas por 2×1 no Mineirão, o Atlético foca a sua atenção para o Campeonato Brasileiro, buscando fazer uma campanha muito melhor que a apresentada no ano passado. Em 2022 o clube só conseguiu uma vaga para a pré-Libertadores, ficando na 7ª colocação. 

Para melhorar e alcançar o mesmo patamar apresentado em 2021, o clube sente que é preciso vencer e convencer, algo que os comandados de Eduardo Coudet ainda não conseguiram fazer na temporada. A estreia do Galo no Brasileiro será diante o Vasco, amanhã (15), às 21h. O alvinegro aposta suas fichas em Hulk, artilheiro do clube no ano, com 14 tentos já anotados. 

Foto: Flickr Atlético MG

Foco no projeto

Definitivamente o América subiu de patamar: elenco qualificado e organizado, clube saneado e iniciando seus passos em competições internacionais. Nesta temporada, após fazer bom Estadual e começar com tudo na Sul-Americana – 4×1 no Peñarol -, o Coelho quer continuar realizando campanhas históricas, com o objetivo de no mínimo, buscar mais uma vaga para competições do continente em 2024. 

A equipe de Vagner Mancini recebe o Fluminense, às 16h deste sábado, no Independência. 

Foto: Flickr América MG

Um novo começo

Após o técnico Pepa estrear oficialmente no Cruzeiro com uma dolorosa e injusta derrota para o Náutico (1×0) na Copa do Brasil, nesta quinta-feira (13), os estrelados agora se concentram para o retorno ao Brasileirão após três temporadas disputando a Série B. 

Como a volta da Copa do Brasil será somente no fim do mês, até lá Pepa terá tempo para ajustar o time que terá de ganhar por dois gols para ir às oitavas sem necessidade de pênaltis. Mas agora a missão é inglória, diante do Corinthians, na Neo Química Arena, no domingo (16), o Cruzeiro inicia sua caminhada por sobrevivência no Brasileirão. As expectativas são baixas, o elenco ainda carece de reforços há poucos dias da janela de mercado ser encerrada.  

Foto: Flickr Cruzeiro

Saiba o objetivo dos outros clubes

Athlético Paranaense

O Furacão quer repetir a boa campanha do ano passado e tem como objetivo garantir uma vaga na Copa Libertadores de 2024. Tem como principal esperança, a jóia criada na Toca da Raposa, Vitor Roque. 

Bahia

De volta à série A, o Bahia fez várias contratações realizadas com aporte do Grupo City e um novo treinador, o português Renato Paiva. Porém, mesmo com as mudanças o clube ainda não apresenta bom futebol e deverá brigar pela permanência na elite. 

Botafogo

Em 2022, o Fogão retornou para o Brasileirão Série A com vários reforços e muitas mudanças. Neste ano, foi ao mercado em posições pontuais, manteve seu treinador e tenta fazer com que o elenco fique mais entrosado. Porém, o início foi de derrapadas no Estadual e sufoco na Copa do Brasil, fazendo com que chegue ao Brasileiro em alerta. A meta é o meio da tabela, mas a realidade obriga com que olhe para baixo. 

Corinthians

Sete vezes campeão brasileiro, o Corinthians chega neste Brasileiro como uma verdadeira incógnita. Possui um elenco competitivo, com um treinador iniciante. Caiu no Paulista e derrapou na ida da Copa do Brasil, mas foi bem na estreia da Libertadores. A tendência é brigar na parte de cima da tabela, podendo surpreender.

Foto: Rodrigo Coca/Twitter Corinthians

Coritiba

O Coritiba fez o maior investimento de sua história para a temporada de 2023. Foram mais de R$ 30 milhões em contratações no início deste ano, que ainda não surtiram tanto efeito. Mesmo com o investimento, provavelmente, o Coxa briga por permanência na Série A.

Cuiabá

Sua principal preocupação é não cair, algo que nunca aconteceu desde que foi galgando as principais divisões até chegar à Série A. Sua caminhada já começa com pedreira, diante do hendecacampeão Palmeira, neste sábado (15), às 16h30.

Flamengo

Com 4 vice-campeonatos em 4 meses, o Flamengo começa o BR23 em crise, após troca de treinador, perda do Estadual e derrapada na estréia da Copa do Brasil. Muito contestado, com pressão da torcida e sem treinador, o Fla sabe que tem que dar a volta por cima, e pode fazer isso com maestria. Força de elenco e dinheiro não são problemas.

Fluminense

Empolgado, apresentando grande futebol e sendo a sensação do futebol brasileiro até aqui, o Flu de Fernando Diniz, é um dos poucos – ou até mesmo o único time – que chega em alta para a disputa da competição. O “Dinizismo” tem ganhado o coração do Brasil e pode surpreender na parte de cima da tabela. 

Fortaleza

O Tricolor de Aço almeja mudar o comportamento em relação a 2022, quando voltou focou demais na Libertadores e ‘esqueceu’ do Brasileiro. Mesmo com as oscilações, é um dos projetos mais interessantes do país, com um futebol muito agradável de se acompanhar e potencial de brigar por grandes coisas na temporada. 

Goiás

Mantém o mesmo objetivo da última temporada: se manter na elite e beliscar uma vaguinha na Sula. Porém, iniciou o ano em turbulência e deverá abrir os olhos para lutar pelo principal objetivo: se manter na A. 

Grêmio

Fora dos torneios internacionais e com Suárez, o foco segundo Renato Gaúcho, é o Brasileirão. Na seca do título desde 1996, o Grêmio retorna para a Série A empolgado com boas campanhas nas competições estaduais. 

Foto: Flickr Grêmio

Internacional

Outro gaúcho na seca: sem vencer desde 1979, o Internacional quer sair da fila. Mesmo sem um plantel grande e super qualificado, o Colorado focou sua atenção em equilibrar o elenco, para quem sabe, superar a boa campanha do ano passado, quando foi vice. 

Palmeiras

Franco favorita em todas as competições que disputa, o Palmeiras quer marcar história alcançando o bicampeonato brasileiro. A marca foi conquistada duas vezes pelo clube, com as gigantes ‘Segunda Academia’ e ‘Geração Parmalat’. 

RB Bragantino

Direto e objetivo: começou o ano buscando melhorar seu desempenho em relação à 2022 e o futebol nesses primeiros meses, é pior que do ano anterior. Foco se torna a permanência na Série A, mas ainda tem margem para evoluir com Pedro Caixinha.

Santos

A salvação do Peixe em momentos de crise sempre veio e tem esperança de continuar a vir das categorias de base. O delicado momento financeiro e o irregular início de temporada, dão sinais que a luta inicial é por permanência (se possível for, sem sustos) na competição. 

São Paulo

Pressão é a palavra que melhor define o São Paulo. Fila de títulos, com campanhas irregulares, inicio de temporada ‘decepcionante’ e desejo por dias melhores. Tem margem para evolução, mas a irregularidade faz pensar que a luta pode ser nivelada abaixo na tabela. Precisa vencer e convencer, para alçar voos maiores. 

Vasco

De volta à Série A após dois anos na Segunda Divisão, o Vasco também virou SAF. Elenco modificado, novo treinador, despedida do Nenê, eliminação para o Flamengo. O cruz-maltino está passando por grandes mudanças e ainda é uma incógnita. Mas fato é,, que a briga principal, é pela permanência na Elite. 

 

Confira mais conteúdos sobre o Cruzeiro no vídeo a seguir:

Confira mais conteúdos sobre o Atlético no vídeo a seguir: