Gustavo Nunes, prefeito de Ipatinga, é eleito presidente do Consurge
Ao lado de Gustavo Nunes como presidente, o novo Conselho Diretor do Consurge tem na vice-presidência o prefeito de Itabirinha, Lucas Coimbra Donádia
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, foi eleito por unanimidade como presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge). A decisão aconteceu durante assembleia realizada nesta quarta-feira (22), no auditório da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), em Governador Valadares.
Ao lado de Gustavo Nunes como presidente, o novo Conselho Diretor do Consurge tem na vice-presidência o prefeito de Itabirinha, Lucas Coimbra Donádia, e Fabrício Dayrell Oliveira Alvarenga (Peçanha) como secretário. A chapa única encabeçada pelo chefe do Executivo ipatinguense foi referendada na eleição que contou com a participação de membros dos Conselhos Diretor e Fiscal, diversos prefeitos e referências técnicas regionais. O mandato será no biênio 2025/2026.
O objetivo do Consórcio é gerenciar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). Serviço de saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG) em parceria com os municípios consorciados junto ao Ministério da Saúde (da região Macro Leste de Minas Gerais), o Consurge envolve 86 municípios, localizados em uma região com mais de 1,5 milhão de habitantes. Para isso, conta com uma central de Regulação e 27 cidades distribuídas estrategicamente, com 29 bases operacionais nos vales do Aço e Rio Doce.
Fortalecimento
Desde quando formalizou a adesão de Ipatinga ao Consurge, em 2022, Gustavo Nunes tem se pautado pelo fortalecimento do consórcio, que basicamente centraliza todo o atendimento do Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Macrorregião Leste e Vale do Aço. Sucedendo o ex-prefeito de Governador Valadares, André Luiz Coelho de Merlo, Gustavo, que na gestão anterior do órgão ocupava a vice-presidência, foi indicado para liderar uma chapa de consenso.
“Vamos trabalhar pela expansão do consórcio, com a aquisição de novos equipamentos, sempre com a certeza de alcançar o objetivo de reduzir o tempo de resposta aos nossos usuários, sejam eles moradores de Ipatinga ou do entorno, que geralmente são atendidos na nossa cidade, já que nossos hospitais são portas de entrada para a maioria dos atendimentos. Esse continuará sendo um dos motivos da nossa participação no Consurge”, afirmou Gustavo Nunes.
Composição
Os novos conselheiros eleitos para o Consurge são: Elcio de Almeida Ataíde (Antônio Dias), Raulisson Morais (Açucena), Sadi Lucca (Coronel Fabriciano), Rogério Vicente Mendes (Cuparaque), Jackson de Oliveira Machado (Capitão Andrade), Arthur Di Carlo Ferreira e Silva (Itanhomi) e Roberto de Oliveira Queiroz Costa (Cantagalo).
Já o Conselho Fiscal do Consurge para o biênio tem como integrantes: Karla Pessamílio Souza Lopes (Mathias Lobato), presidente; José Ismar de Assis Neto (Virgolândia), vice-presidente, e Marcos Alexandre Gonçalves Sordine (São Felix de Minas), secretário. Os conselheiros eleitos são: Giovanni Corrêa da Silva (Caratinga), Vitor Vicente do Prado (Timóteo), Marcos Antônio Marques (Entre Folhas), Nemias Martins de Souza (Resplendor) e Paulo Antônio de Souza (Mendes Pimentel).