Gustavo Pimenta é eleito novo Ceo da Vale pelo Conselho da mineradora

O executivo toma posse no primeiro dia de 2025

Gustavo Pimenta é eleito novo Ceo da Vale pelo Conselho da mineradora
Foto: Reprodução

Gustavo Pimenta é eleito o novo CEO da Vale, empresa onde exercia a vice-presidência financeira e eleito por unanimidade, nesta segunda-feira, pelo Conselho de Administração da mineradora.

Ele toma posse no primeiro dia de janeiro de 2025 e sua escolha se dá após a empresa e acionistas não se acertarem na escolha de um novo presidente, prolongando o processo de sucessão, permitindo, inclusive, que o presidente Lula tentasse impor o ex-ministro Guido Mantega como presidente da instituição, o que gerou insatisfação quanto ao nome e à ação do governo brasileiro, considerando como ingerência indevida.

O atual, Eduardo Bartolomeo, permanece na gestão até do dia 31 de dezembro de 2024 e após, vai apoiar a transição e seguir como advisor na empresa, até o final de 2025.

Em comunicado, o presidente do Conselho de Administração da Vale, Daniel Stieler, ressaltou a integridade, robustez e transparência da governança da Vale do processo.

“Ele (Pimenta) reúne as competências necessárias para que possamos aspirar um novo ciclo virtuoso para a companhia, orientado por nosso propósito, e com grande potencial de geração de valor a todos os nossos públicos de relacionamento”.

Por sua vez, Gustavo Pimenta agradeceu ao Conselho e defendeu “intensificar o diálogo com os stakeholders e priorizar a segurança das pessoas, das operações e do meio ambiente”.

Provavelmente em alusão aos inúmeros processos judiciais contra a empresa em face do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em 2015.

“Tenho certeza de que seguiremos avançando em nossa missão, com foco em geração e distribuição de valor, elevando a Vale a patamares ainda mais altos”.

Gustavo Pimenta tem 46 anos e mais de 20 anos de experiência no Brasil , Estados Unidos e Europa, nos setores financeiro e de energia e mineração.

Ele foi: vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale desde 2021; responsável pelas áreas de Suprimentos e Energia & Descarbonização da Vale;

CFO (diretor financeiro) global, diretor de Planejamento e Estratégia e vice-presidente de Performance e Serviços da AES, ficou 12 anos na companhia; e vice-presidente de Estratégia e M&A no Citigroup em Nova York (EUA).

Pimenta tem mestrado em finanças e economia pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). É formado em economia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

* Fonte: Poder360