Há mais de 72 horas em estado de alerta, São Gonçalo também sofre com as chuvas

Já são mais de 30 desabrigados na cidade

Há mais de 72 horas em estado de alerta, São Gonçalo também sofre com as chuvas
Foto: Internauta via whatsapp

Não tem sido fácil a vida dos são-gonçalenses nos últimos dias. As chuvas também estão afetado bastante a cidade, que está em estado de alerta há mais de 72 horas devido ao mau tempo. Tanto no perímetro urbano, quanto rural, é possível ver diversos pontos de alagamentos e deslizamentos de barrancos e barreiras.

Além de monitorar, junto à Cemig, os níveis de vazão da represa de Peti, a Defesa Civil Municipal tem realizado inspeções de muros, barrancos e distribuição de lonas. Orientar as famílias ribeirinhas a buscarem locais seguros também é parte da rotina. Até a manhã de hoje, 32 pessoas desalojadas, distribuídas entre nove famílias, estavam no ponto de acolhimento escolhido pela Prefeitura.

“Muitas famílias foram levadas para a Escola de Tempo Integral Maria de Lourdes Duarte Moreira, onde foram levados também seus pertences, como móveis, roupas, eletrodomésticos, etc. No local, eles estão recebendo toda a assistência da equipe da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social”, disse a assessoria de comunicação do executivo municipal à DeFato Online.

Segundo a equipe da Assistência Social do município, outras famílias ainda devem ser conduzidas ao local. Isso porque, mesmo vivendo em áreas de risco, elas não quiseram deixar suas casas. Em algumas salas da Escola Integral do Centro, ainda foram instaladas farmácia e atendimento de emergência para toda a população.

São Gonçalo
Comunicado da Defesa Civil do município publicado no Instagram. Foto: Reprodução

Sem acesso

Assim como Santa Maria de Itabira, vários pontos de acesso a São Gonçalo do Rio Abaixo estão interditados. O único meio disponível para chegar ao município é a Avenida Contorno Oeste, que liga à BR-381. Dentro da cidade, diversas regiões estão comprometidas por conta da chuva, sendo as mais afetadas o Centro; a localidade de Malaquias e os bairros Vale do Sol, Santa Efigênia (Patrimônio), Guanabara, Niteroi e Baixada.

Para contornar minimamente a situação, a Prefeitura Municipal afirma ter mobilizado toda a equipe do governo no suporte à população.

“A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo continua a mobilização de toda sua equipe de governo para atendimento à população atingida pelas fortes chuvas. As equipes de Saúde e Trabalho e Desenvolvimento Social, por exemplo, continuam oferecendo atendimento às famílias abrigadas na Escola Integral do Centro. Secretarias como Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, além de setores administrativos, tem dado todo o suporte necessário à população, todos em sintonia com a Defesa Civil do município”, conclui.

São Gonçalo
Foto: Internauta via whatsapp