Helicóptero carregado com 300 kg de cocaína cai em fazenda no Pantanal
Suspeitos abandonaram sacos de droga e fugiram antes da chegada dos policiais
Nesse domingo (1º), o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) recebeu denúncias da queda de um helicóptero na região do Pantanal, em Poconé, no Mato Grosso. A aeronave transportava, aproximadamente, 300 kg de cocaína e foi encontrada tombada e com sacos de droga ao redor.
Segundo informado pela Polícia Federal, a aeronave foi localizada durante investigações que contaram com a ajuda de agentes do Ciopaer e do Grupo Especial de Fronteira (Gefron). A Polícia Federal não divulgou informações mais detalhas sobre o registro do helicóptero ou quem seria o proprietário dele.
Os policiais informaram que foram realizadas rondas na região na tentativa de identificar os tripulantes do helicóptero. Até o momento, nenhum suspeito foi encontrado. Também não foram registrados vestígios de possíveis feridos no acidente.
A Polícia Federal informou, ainda, que os policiais monitoravam uma possível situação de tráfico internacional de drogas e, assim, conseguiram encontrar o helicóptero. A aeronave, modelo Robinson R-44, matrícula PT-RMM, estava parcialmente destruída.
O helicóptero tem capacidade para transportar até três passageiros e o piloto, além de uma carga máxima de 340 kg. De acordo com a polícia, o helicóptero é avaliado em aproximadamente R$ 450 mil.
A operação contou com apoio de policiais do Paraná e a droga, estimada em R$ 6,9 milhões, foi encaminhada para a sede da Polícia Federal em Cuiabá. A PF explicou que uma equipe de agentes foi até o local da queda do helicóptero nesta segunda-feira (2) para fazer análises e perícia.
Entre os trabalhos realizados no local, destaque para a tentativa de identificação de digitais na estrutura do helicóptero. Para isso, a polícia levou um papiloscopista. O caso, classificado como tráfico internacional de drogas, será investigado pela Polícia Federal de Mato Grosso.