Hemominas convoca população a doar sangue antes do Carnaval

O mais preocupante é o tipo O negativo, mais crítico, grupo estratégico conhecido como doador universal

Hemominas convoca população a doar sangue antes do Carnaval
(Foto: Adair Gomez)

A Fundação Hemominas está em campanha para que doadores façam doação de sangue antes de cair na folia do Carnaval. De modo geral, a situação dos bancos de sangue registra nível de alerta, principalmente os dos grupos O negativo, O positivo e A negativo que constantemente acusam maior baixa.

O mais preocupante é o tipo O negativo, mais crítico, grupo estratégico conhecido como doador universal e que permite o atendimento emergencial para todos os outros grupos sanguíneos. No entanto, pacientes O negativo só podem ser atendidos por doadores da mesma tipologia.

Diariamente, os doadores podem acompanhar pelo site ou redes sociais da Hemominas a situação do estoque. O agendamento também pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo MGapp-Cidadão.

Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato. “Vale observar que todos os tipos sanguíneos são importantes, mas visualizando o quadro frequentemente é possível constatar quais os tipos mais críticos, cuja reposição é mais urgente”, comunicou a Fundação.

Veja abaixo alguns critérios e informações para doar sangue. A lista completa de restrições e condições pode ser conferida aqui.

Entre os critérios básicos para doar sangue, destacam-se:

• estar em boas condições de saúde;

• ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização disponível no link. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de, pelo menos, uma doação anterior;

• pesar mais de 50 kg;

• estar bem descansado no momento da doação;

• não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;

• não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;

• não ter tido hepatite após os 11 anos;

• apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.

• se tiver feito tatuagem ou maquiagem permanente, em locais que possuam alvará sanitário, poderá doar após 6 meses. Caso não seja possível determinar a segurança sanitária, deverá aguardar 12 meses.