Heraldo Noronha – “o rei das tiradas espirituosas” – assumirá a presidência da Câmara mais uma vez
Confira a entrevista completa com o vereador!
O vereador Heraldo Noronha Rodrigues (PTB), 52 anos, é dono de palavra fácil. A retórica chega a resvalar para desconcertantes ironias. Em algumas oportunidades, as suas “tiradas espirituosas” – durante as reuniões ordinárias do Legislativo – provocam gargalhadas. O apelido “Original” surgiu de uma atividade profissional, antes do exercício da política.
“Eu comercializava peças usadas de automóveis, mas sempre garantia para os meus fregueses que a mercadoria era original, e essa é a origem do meu apelido”, justifica o vereador que, durante muitos anos, também foi funcionário da mineradora Vale. Paralelamente, atuou ainda como dirigente sindical. Mas você se considera um político original? Noronha responde com natural sinceridade.
“Na política, eu também me julgo original porque não sou de ficar com muito blá-blá-blá, não sou de usar palavras difíceis. Então, eu sou mesmo original. Eu até falo errado, mas, tudo que falo o povo entende”. Heraldo tem oito anos de carreira parlamentar e já registra um feito marcante: elegeu-se presidente da Câmara de Itabira pela segunda vez.
E não esconde o orgulho em ocupar a principal função do Legislativo Municipal. “Nesse cargo, a gente vira uma espécie de proteção para os colegas (vereadores). Nesse cargo, às vezes, é preciso tomar decisões complicadas. Mas ele (o cargo) até é gostoso porque o vereador tem mais poder, mais holofotes. E político que não gosta de holofotes, não tem como ser político”, filosofa.
O futuro presidente também demonstra inegável paixão pelo poder. “O que mais me encanta na política é o poder. A gente sempre é recebido de forma diferente, em qualquer lugar. Mas esse poder também pode ser usado em benefício dos nossos semelhantes. O poder faz com que as portas se abram com mais facilidade”, admite.
Heraldo Noronha participou do programa “Sala de Visitas” da TV DeFato, onde concedeu uma entrevista completa. Aqui ele se aproveitou do direito de produzir tiradas, algumas até pertubadoras. Confira no vídeo.