Homem é condenado a 9 anos de prisão por ‘vingar’ a morte do irmão no bairro Fênix

Antes acusado de homicídio triplamente qualificado, o réu teve duas qualificadoras retiradas e foi condenado pelo júri a 9 anos em regime fechado

Homem é condenado a 9 anos de prisão por ‘vingar’ a morte do irmão no bairro Fênix
Foto: Thamires Lopes/DeFato

Foi encerrado na noite de ontem (27), por volta das 22h, o julgamento de Iulher Firmino dos Santos, que estava sendo acusado pelo homicídio de Tallisson Romário da Silva Gomes, ocorrido em 13 de agosto de 2022, no bairro Fênix. Durante o julgamento no Fórum de Itabira, o réu assumiu ter assassinado Tallisson para vingar a morte de seu irmão, João Vitor do Santos, conhecido como ‘Marreta’, morto por Tallisson no mesmo dia. 

Antes acusado de homicídio triplamente qualificado, Iulher teve duas qualificadoras retiradas e foi condenado pelo júri a 9 anos em regime fechado, por homicídio qualificado. Os jurados atenuaram a pena do réu, por avaliar que Iulher agiu ‘‘por violenta emoção’’ quando assassinou o homicida de seu irmão.

Iulher Firmino também estava sendo acusado por uma outra tentativa de homicídio – também triplamente qualificada – contra Thulio Cesar da Silva Gomes. No entanto, Iulher foi absolvido pela ‘‘ausência de materialidade quanto a imputação da tentativa contra Thulio Cesar da Silva Gomes, considerando que há provas de que Thulio estava em outra cidade, trabalhando no horário dos homicídios, portanto ele não poderia ser vítima de qualquer fato’’, informaram os advogados João Paulo de Souza Junior e Elaine Cristine Gomes, que atuaram na defesa do réu. 

Relembre 

Aquele 13 de agosto, véspera de Dia dos Pais, ficou marcado por muito sangue em Itabira. O primeiro homicídio do dia ocorreu por volta de 1h50min, na rua Jacutinga, no bairro Campestre. Na oportunidade, um homem identificado como Marcelo Henrique da Cruz, de 29 anos, foi executado a tiros dentro de um carro. À época, a polícia suspeitava que ele teria caído em uma emboscada.

Na parte da tarde, por volta das 16h, dois homens foram baleados, em um intervalo de poucos minutos, no bairro Fênix. João Vitor do Santos, de 19 anos, foi baleado na Rua Matilde Bragança Pereira. Momentos depois, Tallison Gomes, de 28 anos, foi morto na rua Érico Domingos Porto, também no bairro Fênix. 

No período da noite, por volta das 20h, a Polícia Militar foi novamente acionada após um homem ter sido baleado no braço, na mesma rua em que Taliison Romário foi assassinado. A vítima foi socorrida para o Pronto-Socorro.