Homenagens, celebrações religiosas e apresentações culturais: confira a galeria de fotos dos 175 anos de Itabira
As comemorações do aniversário da cidade tiveram início logo pela manhã e atravessaram toda a segunda-feira
Na última segunda-feira (9), quando se comemorou os 175 anos de emancipação política de Itabira, a Prefeitura Municipal organizou uma programação que passou por homenagens à personalidades da cidade — como o ex-prefeito Daniel Jardim de Grisolia e o romancista Cornélio Penna —, celebrações religiosas, abertura de exposição e apresentações culturais de artistas locais.
Clique aqui e confira a galeria de fotos do aniversário de Itabira.
Inauguração de bustos
Homenagens à duas personalidades do município marcaram as comemorações dos 175 anos de emancipação política da cidade. A primeira delas aconteceu no início da tarde, às 14h30, com a inauguração do busto em homenagem ao ex-prefeito Daniel Jardim de Grisolia, na avenida que também leva o seu nome, na região central do município, próximo à agência da Caixa Econômica Federal (CEF) e à Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Se estivesse vivo, Daniel completaria 100 anos em 2023.
O evento contou com a participação de familiares de Daniel de Grisolia, entre eles a sua irmã, Maria José de Grisolia Faria, e seus filhos Itália Fausta, Maria de Lourdes e José de Grisolia, mais conhecida como Zezé — que também foi responsável por discursar na solenidade, momento em que relembrou os principais feitos do seu pai. A Sociedade Musical Euterpe Itabirana, mais conhecida como banda Euterpe, se apresentou na solenidade.
“Daniel tirou Itabira do mato dentro e a colocou no progresso. É importante que todos saibam essas grandes obras por serem criadas e executadas: a rodoviária Genaro Mafra, o Mercado Municipal Caio Martins da Costa, os viadutos do Alto Pereira, o Cemitério da Paz, a avenida João Luiz Silva Torres, que liga desde a Igrejinha do Rosário até o bairro Campestre, e a forte intervenção que resultou na abertura e asfaltamento da rodovia que liga Itabira a BR-381. Abriu grandes avenidas, entre elas a avenida João Pinheiro e esta avenida aqui, que leva o seu nome”, enumerou Zezé de Grisolia.
“Correu atrás de seus sonhos, ele amou muito Itabira, deu sua vida por Itabira, foi feliz e fez muita gente feliz. (…) Daniel foi para outras terras, foi para outros tempos, mas seu coração está aqui em Itabira”, completou.
O prefeito Marco Antônio Lage (PSB), em seu discurso, disse que se inspira em Daniel de Grisolia e chegou a se comparar ao carismático político. “Eu me inspiro muito no Daniel de Grisolia. Há quem diga até que eu me pareço muito com ele, no sentido do compromisso, primeiro no amor incondicional à terra, por ser itabirano, por ter nascido e vivido aqui. (…) Depois pelo compromisso social, com, principalmente, as pessoas que mais precisam, os mais pobres, os mais humildes, aqueles que mais precisam das obras públicas para viver com melhor qualidade de vida. Então, que Daniel nos inspire sempre, ele continua vivo e precisa de continuar vivo na memória de cada um dos itabiranos e itabiranas”, declarou.
Mais tarde, às 17h30, a programação do aniversário de cidade também reservou um momento para outro homenageado: o desenhista, pintor e romancista Cornélio Penna, que definiu Itabira como a sua melhor amiga.
Assim como Daniel de Grisolia, Cornélio Penna recebeu um busto, instalado em uma área aos fundos do Museu de Itabira, na praça do Centenário. A solenidade também marcou a abertura da exposição “Ita-bira: Pedaços do Tempo” e o lançamento de uma esquete cênica do grupo Viravoltear em homenagem a Penna.
“Eu não sou itabirana, sou como Cornélio: uma itabirana de coração. Sempre fiquei emocionada, emcantada com a beleza e a história de Itabira. Sou historiadora e pesquisando outras cidades sempre me deparava com Itabira e a sua importância na política nacional, internacional. Então, eu questionava como muita gente não sabia e não se orgulhava de ser itabirana. Porque Itabira tem pessoas incríveis como Drummond, mas artistas e pessoas que produzem e fazem [muito] em todos os sentidos”, afirmou Vanessa Faria, diretora do Museu de Itabira.
O prefeito Marco Antônio Lage também acompanhou a cerimônia e comentou sobre Cornélio Penna: “importante é quando essas obra, esses artistas alcançam as escolas porque aí sim nós asseguramos que essa e as próximas gerações vão conhecer aqueles que escreveram, observaram e entenderam a nossa cidade — e que não vão passar batido como outras gerações que não tiveram oportunidade de estudar Cornélio Penna”.
Tanto o busto de Daniel de Grisolia quanto o de Cornélio Penna foram feitos pelo artista plástico Genin Guerra, que também assina diversas estátuas em homenagem a Carlos Drummond de Andrade em Itabira.
Celebrações religiosas
Entre uma inauguração e outra de bustos, aconteceram celebrações religiosas tanto na igreja católica quanto evangélica. A primeira delas foi às 16h, na Catedral Nossa Senhora do Rosário, com a participação do bispo da Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano, Dom Marco Aurélio Gubiotti.
Durante a celebração, o padre Adriano Mendes de Pinho, responsável pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário, que abriga a Catedral Diocesa, destacou a importância do trabalho público para o bem-estar da comunidade. “Todos aqueles que estão à frente de alguma forma de governo, seja no ambiente público, seja no ambiente eclesiástico, seja o pai e a mãe que governam sua própria casa, somos chamados a aprender com Maria a sermos servidores, ou seja, a colocarmos a nossa vida para o bem do nosso próximo”, declarou.
A segunda celebração religiosa aconteceu às 19h, dessa vez na Igreja Assembleia de Deus, no bairro 14 de Fevereiro. “Hoje, neste lugar, dia 9 de outubro de 2023, estamos unidos e emanados em clamor e gratidão a Deus pelos 175 anos da nossa cidade. Mas nesta linda história de Itabira, não podemos deixar de mencionar a história da Igreja Evangélica. Estamos aqui há cerca de 70 anos pregando o Evangelho e anunciando a mensagem de Tristão. (…) Orem ao Senhor a favor de Itabira, porque a prosperidade de vocês, a prosperidade desta igreja, a prosperidade das nossas famílias, ela vem nas mãos do Senhor, mas a nossa prosperidade, ela também depende da prosperidade da nossa cidade”, ressaltou o pastor e ouvidor público municipal Paulo Henrique Rodrigues da Silva.
Outras atividades
Pela manhã, iniciando as comemorações do aniversário da cidade, às 8h, aconteceu a Corrida do Rosário, com largada em frente à Prefeitura de Itabira e chegada no adro da Catedral Nossa Senhora do Rosário.
Às 19h, no encerramento das festividades, aconteceu o show “Vozes da Terra”, com Luiz Bira, Rosa Márcia, Genésio Reis, Nandy Xavier e Tony Primo. A apresentação também foi no adro da Catedral.