Hospital Nossa Senhora das Dores realizará evento para reforma de telhado antigo

O hospital foi fundado em 1859, sua cobertura data de 1940 e há 78 anos não passa por reformas

Hospital Nossa Senhora das Dores realizará evento para reforma de telhado antigo
O conteúdo continua após o anúncio


O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) realizará um evento de solidariedade com a finalidade de levantar recursos para a reforma do telhado da instituição de saúde. O evento está marcado para o dia 14 de abril e acontecerá das 10h às 17h, no Parque de Exposições Virgílio José Gazire. A ação é denominada “Encontro da Solidariedade” e terá entrada franca.

O hospital foi fundado em 1859, sua cobertura data de 1940, e há 78 anos não passa por restauração. A reforma do teto requer entre três mil e quatro mil telhas e está orçada em cerca de R$ 229 mil. Haverá também a necessidade de revitalização na rede elétrica, que é muito antiga e há muitos fios desencapados.

O provedor do hospital, Vaquimar Vaz, esclareceu na divulgação do evento, nesta quarta-feira, 21 de março, que, como as telhas são de mais de meio século, há impossibilidade de se encontrar o material para substituição e até mesmo de se fazer a manutenção. A cobertura possui vazamentos antigos. Para o provedor, além dos reparos, o objetivo da ação é resgatar a participação da iniciativa privada, para que todos vejam a instituição hospitalar como uma “coisa nossa”.

A instituição diz esperar apoio de gestores das regiões atendidas pelo hospital, que é referência estratégica e recebe pacientes de várias regiões. “Espero que os administradores, os secretários de saúde, mais prefeitos, vejam este hospital como casa deles também”, argumentou Vaquimar, chamando a atenção para que todos apoiem a iniciativa.

Leilão de corte

Um dos pontos altos da festa será o leilão de cabeças de gado de corte. Os animais serão doados por produtores de Itabira e região, e com o arremate, a expectativa é de se levantar cerca de R$ 100 mil, que será destinado à primeira etapa da reforma. O diretor da unidade do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) Itabira, Nissan Félix, explicou os trâmites do leilão.

Um dos integrantes da mesa administrativa da instituição, Marcio Labruna, lembrou que o HNSD ainda busca parcerias com a população para viabilizar a campanha. Sobre a ação para angariar os valores, ele declarou: “Essa é uma ideia que vai dar certo e que a gente está acreditando muito nela. Se der certo, esse ano a gente vai resolver esse problema do telhado. Ano que vem, nos 160 anos do hospital, estamos pensando em uma outra coisa que a gente possa fazer”.

Programação

O evento contará com vasta programação. Além do leilão, haverá apresentação de música e dança, feijoada dos Rotarianos, além de ginástica para jovens e adultos, brincadeiras para as crianças, barracas de bebidas e comidas. Será realizada ainda a Caravana da Saúde, com orientações sobre doenças sazonais.

O diretor-executivo do HNSD, Alexandre Coelho, adiantou que a Caravana da Saúde terá foco em oferecer serviços e atividades para se aproximar a unidade de saúde da comunidade local. A instituição já possui um calendário eventos mensais focados na promoção da saúde. “Hoje a gente cuida da doença. O que a gente precisa fazer? Precisamos cuidar da prevenção, retribuindo à comunidade”.