iFood é multado em R$ 1,5 milhão por nomes de restaurantes trocados
Procon do Rio de Janeiro aplicou a multa por falta de explicações por parte da empresa
O Procon do Rio de Janeiro informou, nesta quarta-feira (8), que multou o iFood em R$ 1.508.240. O órgão disse que a empresa não deu informações sobre a alteração indevida no aplicativo, que aconteceu em 3 de novembro. Na época, nomes de vários restaurantes foram trocados por mensagens políticas. A plataforma pode recorrer da decisão.
O caso, ocorrido em novembro, fez com que vários estabelecimentos pelo país tivessem seus nomes trocados no aplicativo por mensagens políticas e antivacina. Na ocasião, o iFood afirmou que a alteração foi causada por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço. Segundo o aplicativo, a conta do profissional “tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, e que o fez de forma indevida”.
O iFood afirmou ainda que a situação afetou apenas 6% dos restaurantes cadastrados e que não houve vazamento de dados de clientes ou entregadores. A companhia disse que os estabelecimentos que tiveram os nomes alterados seriam ressarcidos.
Porém, após o ocorrido, agentes do órgão de defesa do consumidor iniciaram uma apuração minuciosa. Eles descobriram que o iFood indica em sua Declaração de Privacidade que compartilha dados de usuários com empresas terceirizadas, incluindo informações de pagamento.
Assim, o Procon Carioca procurou saber da empresa por quanto tempo os nomes dos restaurantes foram alterados e quantas compras foram realizadas nesse período. Esse questionamento levou em conta o fato de a empresa armazenar dados sensíveis de brasileiros.
Tal solicitação também incluiu o pedido de detalhes sobre a empresa prestadora de serviço e suas atribuições na gestão da plataforma. Mas, segundo o Procon do Rio de Janeiro, o aplicativo não respondeu aos questionamentos e nem apresentou as informações solicitadas. Isso gerou a aplicação da multa.
O portal de notícias G1 entrou em contato com o iFood, mas não houve retorno por parte da empresa.