Igrejas em Monlevade estão autorizadas a realizar celebrações presenciais para até 30 fiéis
Bares, restaurantes e academias ainda não estão autorizados a retomar as atividades
As igrejas em João Monlevade estão autorizadas a abrirem as portas e realizar celebrações presenciais para até 30 fiéis por encontro. A definição foi informada pela Prefeitura, após uma reunião com 25 pastores, um padre e representantes do Executivo. O encontro foi na Prefeitura nesta terça (23).
A procuradora Jurídica da Prefeitura, Racíbia Moura, deu detalhes da questão. Segundo ela, além da limitação de 30 fiéis por missa ou culto, bem como manifestações religiosas, é necessário que os responsáveis se atentem às demais orientações das autoridades de saúde. Isso diz respeito ao espaçamento entre as pessoas, bem como a disponibilização de locais para higienização das mãos. O uso de máscaras é obrigatório.
Diante disso, a prefeita Simone Carvalho Moreira (PTB), deve publicar novo decreto ainda esta quarta (24). Contudo, bares, restaurantes e academias ainda não estão autorizados a retomar as atividades.
Igreja Católica
O padre Marcos José esteve presente e segundo Racíbia, ele informou que cada missa terá no máximo 10 fiéis. Ainda de acordo com a procuradora, o padre justificou que seguirá o determinado pela Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, que, segundo ele, defende o aumento progressivo de fiéis nas missas, com a condicionante de controle da pandemia do coronavírus.