Incêndio consome o Parque Estadual de Botumirim há cinco dias
Uma força-tarefa vem se empenhando para controlar as chamas que atingem a área de conservação ambiental
Desde domingo (10), às 7h30, um incêndio atinge o Parque Estadual de Botumirim, no Norte de Minas Gerais. Um força-tarefa vem atuando na área desde a última segunda-feira (11) para conter as chamas, que se concentram em uma área de campina e também em um trecho mais inclinado, atingido mata preservada em locais com nascentes.
Ver essa foto no Instagram
Em nota enviada ao portal DeFato, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) afirmou que a força-tarefa é composta por três funcionários da unidade de conservação, além do gerente; dois brigadistas do Programa de Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio); seis brigadistas voluntários; oito brigadistas da brigada municipal; um brigadista voluntário da Save Brasil; um voluntário do Conselho Consultivo do Parque; sete militares do Comave; e três bombeiros militares.
A operação também conta com o apoio de um helicóptero; um caminhão de abastecimento; dois veículos 4 x 4; e uma motocicleta. A causa do incêndio não foi informada.
Informações iniciais indicam que as chamas já consumiram uma área de cerca de 750 hectares. Porém, o IEF destca que só será possível determinar a área total atingida depois que o incêndio for controlado e debelado.
Parque do Botumirim
Criado em 2018, o Parque Estadual de Botumirim está localizado entre os municípios de Botumirim e Bocaiúva, dentro da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço.
A área de conservação conta com 35.682,50 hectares e possui “formações características do bioma Cerrado com destaque para as veredas e campos rupestres com pouquíssimas alterações, os quais são compostos por uma flora riquíssima, muitas vezes com a presença de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção”.