Incêndio destrói área de fazenda da União em Itabira
Plantações de uva, goiaba e banana foram destruídas.
Um incêndio de grandes proporções destruiu uma área de cerca de 205 hectares de uma fazenda da União localizada entre as localidades de Vista Alegre e Candidopolis, na zona rural de Itabira.
O secretário municipal de agricultura, Mauro Lúcio Ferreira, acionou a Polícia Militar para o registro da ocorrência, tendo em vista que o incêndio possa ter sido criminoso. Mauro Lúcio informou que o fogo começou por volta das 18h de sábado (04/09), que uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local, mas não foi possível conter as chamas que se alastraram pela vegetação.
O incêndio chegou na área da fazenda por volta das 8h do dia seguinte e seguia descontrolado pela região. A fazenda São Lourenço pertence à União, mas é administrada pelo município por meio de contrato de comodato, que mesmo vencido desde 2017, ainda está em fase de tramitação para reversão do imóvel.
Mauro Lúcio afirmou que a fazenda é utilizada para o plantio de mudas e sementes que são repassadas para os agricultores. A sede da fazenda não foi atingida pelo fogo, mas as plantações de uva, goiaba e banana ficaram completamente destruídas.
Segundo a Polícia Militar, a perícia técnica da Polícia Civil esteve no local fazendo levantamentos de informações que possam esclarecer a causa do incêndio. O caso será investigado.