“Independentemente de ideologia política, estamos juntos por uma Itabira justa”, diz prefeito

As declarações fazem referência ao vice Marco Antônio Gomes, que em áudio vazado disse não concordar com decisões do prefeito Marco Lage

“Independentemente de ideologia política, estamos juntos por uma Itabira justa”, diz prefeito
Foto: Gustavo Linhares/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Durante a cerimônia de posse das novas secretárias de Assistência Social, Auditoria Interna e Controladoria e Educação, realizada na última terça-feira (8), no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Marco Antônio Lage (PSB) discursou sobre os desafios a serem enfrentados pela sua gestão — um tema recorrente em falas do prefeito de Itabira. Ele também abordou o relacionamento com o seu vice-prefeito e a presença feminina em seu governo.

“Nós temos desafios enormes nesta prefeitura. Um ano e dois meses depois de assumir o governo, cada vez mais conseguimos entender a máquina pública, para que ela deve funcionar e como ela está. E ela não está bem, não encontramos ela bem. Costumo dizer isso sempre, mas acontece em todas as áreas. E às vezes nós temos que fazer mudanças sim para poder ajustar, afinar e colocar a engrenagem funcionando melhor”, afirmou Marco Antônio Lage.

De acordo com o prefeito, foi feito um diagnóstico de como recebeu cada uma das secretarias municipais. Dentre as áreas que apresentam maiores desafios, são destacados por ele: a educação, onde houve queda de rendimento do ensino municipal no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e há falta de escolas e vagas em creches; saúde, que convive com falta de médicos nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF); no abastecimento de água da cidade; e no desenvolvimento econômico, superando a dependência da indústria mineral.

“Nó encontramos uma Prefeitura sucateada. Às vezes falam: ‘esse discurso já passou porque tem um ano e dois meses de governo’. Porém, não é fácil arrumar a casa, mas estamos evoluindo bem, não do jeito que eu gostaria até este momento, mas avançamos muito, pois esse é um governo técnico, honesto, ético e com compromisso social enorme. Estamos empenhados em cumprir o nosso plano de metas, que já lançamos e divulgamos, com 97 entregas importantes”, avaliou Marco Antônio Lage.

Em seu discurso, o prefeito também afirmou que discute os projetos e políticas públicas com o seu vice-prefeito, o médico e pastor da Igreja Batista Central Marco Antônio Gomes (PL). As falas contrariam os comentários sobre uma possível divisão entre os dois líderes do Executivo local após o vazamento de um áudio em que Gomes diz não concordar com decisões e ações de Marco Antônio Lage — como a nomeação de Laura Souza para secretária de Educação e o envio do projeto de lei 10/2022, que cria a Política Municipal de Promoção da Cidadania e Diversidade LGBTQIA+ e Conselho da Promoção da Cidadania e Diversidade LGBTQIA+ (COMLGBTQIA+).

“Eu converso muito com o Dr. Marco Antônio sobre esses nossos projetos de saúde, na educação também. Independentemente de qualquer diferença de ideologia política, estamos juntos, imbuídos absolutamente neste grande projeto de trabalhar por uma Itabira justa, sustentável, igualitária para trazer de volta a esperança de que sejamos uma cidade que tenha qualidade de vida e qualidade dos serviços públicos, o que garantirá a nossa sustentabilidade no futuro”,  destacou Marco Antônio Lage.

Mulheres no governo

A cerimônia de posse das novas secretárias municipais aconteceu em uma data simbólica: o dia 8 de março, em que se celebra o Dia Internacional da Mulher. Devido a ocasião, Marco Antônio Lage comentou sobre a presença feminina na administração pública municipal e destacou a importância delas para o desenvolvimento sustentável do Município.

“Agora, quase 40% do secretariado municipal é formado por mulheres. (…) E, olha, é surpreendente! Dos 4 mil servidores, quase 80% são mulheres. Talvez seja umas das prefeituras com o maior número de mulheres. É por isso que Itabira dará certo, pois são muitas mulheres dirigindo [a cidade] e que naturalmente precisam, e muito, do nosso apoio”, declarou Marco Antônio Lage.