Indicação de Luciano Sobrinho propõe mais segurança no trânsito de motos em Itabira
“Faixa Azul” já foi implementada, com sucesso, em outras regiões do país
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), baseado em dados do Ministério da Saúde (MS), entre março de 2020 e julho de 2021 o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 308 mil internações de pessoas em decorrência de sinistros de trânsito em todo o país. Os acidentes de moto representaram 54% deste total. Em Itabira, a realidade não é diferente. E pensando em alternativas para resolver este cenário, o vereador Luciano Gonçalves dos Reis “Sobrinho” (MDB) propôs instituir o “Programa Faixa Azul – Trânsito Seguro e Melhor”.
O objetivo da iniciativa é criar regras de circulação de trânsito específicas nas vias onde a manobra for possível, para reduzir o congestionamento, evitar a ultrapassagem forçada, desrespeitos a faixas para travessia, e consequentemente reduzir acidentes com motociclistas, principalmente quando houver o envolvimento de pedestres.
“As chamadas Faixas Azul para motos foram implementadas em São Paulo (SP) e, depois de mais de um ano de testes, apresentou resultados positivos”, justifica Luciano Sobrinho.
Conforme o vereador, cabe aos municípios legislar sobre planejamento e regulamentação, sem a necessidade de avaliação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG).
“A implementação das faixas exclusivas para motos em Itabira, contribuirá para a redução de sinistros envolvendo pilotos, refletindo na melhor segurança e ainda desafogando o trânsito,” alega Luciano.
Na cidade paulista onde foi implantada, a Faixa Azul é utilizada por 86% dos condutores, sem registro de mortes ou sinistros graves no período.