Índice de aprovação para CNH cai em 1º dia de novas regras

As mudanças nas regras do exame de direção para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começaram a ser adotadas ontem pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran) e, logo no primeiro dia, mostraram um efeito contrário ao esperado pelo órgão.[ Apenas 14,6% dos candidatos foram aprovados no exame. Em cumprimento à resolução 168/04, […]

As mudanças nas regras do exame de direção para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começaram a ser adotadas ontem pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran) e, logo no primeiro dia, mostraram um efeito contrário ao esperado pelo órgão.[ Apenas 14,6% dos candidatos foram aprovados no exame. Em cumprimento à resolução 168/04, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o teste para obtenção da CNH passou a ser realizado em duas etapas: primeiro é feita a baliza. Quem passar por ela, segue no teste de direção em via pública. O objetivo da mudança, segundo o Detran, é elevar em pelo menos 5% o índice de aprovação que, atualmente, é de 35% a 40%. Ontem, 184 pessoas fizeram os testes de direção no entorno do Mineirão, na região da Pampulha, e 61 delas (33,1%) passaram pela baliza. A manobra que vale três pontos é eliminatória e considerada a grande vilã na hora de tirar a CNH. No entanto, muitos que passaram por ela também ficaram pelo caminho.

Do total de aprovados na primeira etapa (a baliza), somente 27 concluíram a prova com êxito. De acordo com o delegado Anderson França, chefe da Divisão de Habilitações do Detran, a queda nas aprovações ocorreu porque a regra ainda é novidade. "A falta de treinamento influenciou, pois os alunos ficaram mais nervosos. Também tinha muita gente observando", afirmou. Segundo ele, a expectativa é que o índice aumente com a implantação da área específica para baliza em outras regiões. Somente a área do Mineirão – das seis existentes na capital (Barreiro, Alípio de Melo, Venda Nova, Santa Inês e João Pinheiro) – está regulamentada. A expectativa do Detran é que o novo modelo esteja totalmente implantado até julho. Para o interior, a mudança irá ocorrer até o final do ano.

Você acredita que as novas regras vão melhorar
o índice de aprovação dos candidatos?
Clique aqui e dê sa opinião.

 

Positivo. Segundo o delegado, o número de exames realizados por dia deve subir já que os eliminados na primeira etapa não chegam a fazer o teste de rua. "A média é de cinco e seis exames por hora e deve chegar a oito como em São Paulo, onde já é feito assim", avaliou. Rio de Janeiro, Tocantins, Bahia e Santa Catarina também já implantaram a regra, que ainda não é obrigatória. O artigo 16 da resolução do Contran determina que o exame de direção veicular seja feito primeiro com a realização da baliza em área demarcada por cones e determinada por examinadores. O candidato tem cinco minutos e três oportunidades para tentar estacionar o carro.

Crítica. Caso o aluno seja reprovado imediatamente na baliza, ele terá que marcar um novo exame. Situação que a estudante universitária Fernanda Oliveira, 19, terá que enfrentar. Ela, que foi reprovada ontem em seu terceiro exame, reclama que ao estacionar entre cones, o candidato perde a referência e erra a baliza. "Estamos sendo cobaias. Só tive quatro aulas para treinar", disse. A vendedora Mirian Costa Gomes, 44, também foi eliminada. "Esse é meu terceiro exame. Não esperava por essa mudança."

Multa

Cone. A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte informou que veículos flagrados fazendo baliza com cones em via pública serão autuados por desrespeito à sinalização de trânsito e os cones, recolhidos.

Dados de CNHs em Minas Gerais

500 exames para obtenção de CNH são realizados por dia em BH

120 mil carteiras chegam a ser emitidas por mês em Minas pelo Detran

40% Índice médio de aprovação em MG nos testes para tirar a CNH

50% Índice de aprovação determinado pelo Denatran nos exames