Influencer Tião Bruto apoia campanha de conscientização contra estelionato virtual em Minas
A campanha integra as estratégias da PMMG para redução da criminalidade em Minas
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou, nesta quinta-feira (17), a megacampanha “Se deu dúvida, é golpe!”, que contará com o influencer Tião Bruto Sistemático, o “Seu Tião” como garoto-propaganda. O objetivo da corporação é chamar a atenção e conscientizar a população mineira, principalmente os idosos, sobre a atuação de criminosos que utilizam a internet para aplicar os mais diversos golpes de estelionato, como pix errado, promoções tentadoras, falsos atendentes de bancos, cupons de descontos e boletos falsos.
O chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Maurício José de Oliveira, destacou que a campanha será a maior já realizada em ambiente virtual e que pretende ocupar os espaços com uma publicidade leve e, ao mesmo tempo, profunda.
“Esta é uma ação de polícia preventiva que busca, de forma bem mineira, atingir toda a sociedade. Agradecemos o apoio do Governo de Minas, que chancelou e investiu no projeto, e ao influencer, Tião, por ter participado da campanha e por entender a concepção e a necessidade de ajudar as pessoas a se livrarem dessa modalidade criminosa”, disse o coronel.
O influenciador Tião disse estar agradecido de fazer parte da campanha e destacou que as pessoas precisam ficar alertas. “Saí de Cana Verde e estou muito feliz em estar com a nossa Polícia Militar. O golpe existe, abre o olho! Qualquer coisa, procurem a Polícia Militar”, afirmou.
Tripé da campanha
A campanha integra as estratégias da PMMG para redução da criminalidade em Minas e foi elaborada com base no tripé: comunicação, inteligência e operações.
“No viés da comunicação, a campanha contará com diversas peças publicitárias, como spot de rádio, outdoors e cartazes com dicas de segurança, que serão distribuídas em todas as regiões de Minas, e vídeos para a internet, com o influencer. No âmbito do serviço de inteligência, haverá o direcionamento de esforços para o levantamento e identificação de autores envolvidos nesses delitos”, informou o Governo de Minas Gerais.
Também foi estabelecido um Procedimento Operacional Padrão que melhora a recepção das informações e agiliza o processo de registro de ocorrências, consequentemente, facilitando a persecução criminal.