Informação quente: El Niño pode vir com temperaturas extremas num futuro próximo
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) indica que 2024 será mais um ano com ondas de calor
O fenômeno climático El Niño promete uma temporada com temperaturas extremas, que podem provocar ondas de calor, secas e tempestades devastadoras.
Artigo publicado na revista Geophysical Research Letters alerta para um quadro nada otimista num futuro muito próximo, que pode provocar drásticas mudanças climáticas com elevação do aquecimento do planeta.
Durante o evento do fenômeno, uma grande quantidade de calor é liberada para a atmosfera, começando a partir daí um “efeito cascata” de calor cada vez mais intenso.
“Caso isso aconteça, será praticamente irreversível”, dizem os autores da pesquisa.
O artigo indica que o ponto máximo de aquecimento para desencadear El Niños extremos é de +3,7 graus centígrados. Esse limite se ultrapassado, mais de 90% dos próximos eventos do El Niño serão devastadores. Previsões sugerem que até o fim do século vamos atingir +2,9 graus.
Segundo os autores da publicação, o alerta está embasado em variáveis diferentes da maioria dos modelos climáticos, mas pedem cautela, apesar de um quadro pessimista para o futuro, que deve ser abordado por mais detalhes e novos experimentos e análises”.
Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o El Niño trará grandes mudanças climáticas para 2024, indicando que será um ano mais quente que o ano anterior.