Iniciada a primeira etapa da pavimentação da LMG-629, entre Rio Pardo de Minas e Mato Verde; saiba mais

O edital do primeiro lote com 9,5 quilômetros será publicado em julho e o início das obras no segundo semestre deste ano. O investimento nesta etapa é da ordem de R$ 29,5 milhões

Iniciada a primeira etapa da pavimentação da LMG-629, entre Rio Pardo de Minas e Mato Verde; saiba mais
Foto: Divulgação/DER-MG

A primeira etapa das obras de pavimentação da LMG-629, que faz a ligação de Rio Pardo de Minas a Mato Verde, na região Norte do Estado, começará em breve. O empreendimento está sendo realizado pelo Governo de Minas por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). A intervenção abrange 32 quilômetros entre os dois municípios, e acontecerá em duas etapas. Quando concluída, beneficiará direta e indiretamente mais de 250 mil pessoas da região.

As intervenções fazem parte do programa Provias. O edital do primeiro lote com 9,5 quilômetros deverá ser publicado em julho e o início das obras no segundo semestre deste ano. O investimento nesta etapa é da ordem de R$ 29,5 milhões.

A estimativa é de um investimento total em torno de R$ 69,5 milhões para a pavimentação de 22,5 quilômetros. O edital para a segunda etapa do empreendimento será publicado no primeiro semestre de 2025.

O Governo de Minas anunciou a obra de pavimentação da LMG-629 em evento realizado no Edifício Tiradentes, em Belo Horizonte, com a presença do vice-governador Professor Mateus (Novo); do secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno; do diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares; e de outras autoridades.

Importância da obra

O trecho da LMG-629 faz a conexão entre as regiões de Serra Geral e Alto Rio Pardo. Trata-se de uma ligação fundamental para o acesso da população de diversos municípios com o polo de saúde em Taiobeiras, onde está localizado o hospital de referência da região. Pelo trecho circulam ambulâncias, veículos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e veículos que transportam pacientes de hemodiálise, entre outros.

A obra, depois de concluída, vai facilitar essa integração regional, criando um elo pavimentado entre Taiobeiras e a LMG-635, o que favorecerá a circulação da população e o escoamento da produção agropecuária de diversos municípios, como Espinosa, Mamonas, Monte Azul, Catuti, Mato Verde, Santo Antônio do Retiro, Montezuma, Rio Pardo de Minas, Novo Horizonte, Salinas, Rubelita, Coronel Murta e Araçuaí. Além de possibilitar o acesso ao Sul da Bahia, a partir da BR-251.

Os benefícios também virão para a educação, pois a obra facilitará o acesso dos estudantes às faculdades que estão localizadas do lado da Serra Geral. Na logística, haverá a criação de uma nova rota de transportes, uma vez que o usuário da via poderá fazer o contorno entre as duas regiões, retornando para a região Central do Estado sem ter que ir e voltar pela mesma rota, fazendo com que se reduza o custo do transporte.

No setor industrial, exemplo de benefício é a cidade de Taiobeiras, que já é um polo de produção têxtil, com foco na confecção de lingerie. Além disso, o município já se desponta no setor de equipamento de proteção industrial (EPIs).

* Com informações do DER-MG.