Inscritos que perderam concurso de Barão vão entrar na justiça

Participantes que se atrasaram e não puderam fazer a prova podem se unir e entrar com um documento coletivo para paralisar o processo

Inscritos que perderam concurso de Barão vão entrar na justiça
Prefeitura de Barão de Cocais. Foto: Arquivo/DeFato

Os inscritos que perderam o concurso de Barão de Cocais querem propor à justiça um mandado coletivo de segurança. Celulares de todo o país atrasaram por engano em uma hora neste domingo (16). Participantes que fariam o concurso público marcado para 8h, chegaram atrasados e não puderam participar do processo. 

Orientados por uma advogada, algumas das pessoas que foram lesadas pelo equívoco dos aparelhos telefônicos planejam reunir outros inscritos prejudicados. “A intenção é unir o maior número de prejudicados possíveis para seguir com um mandado de segurança coletivo a fim de paralisar o processo”, explicou Katia Garcia, advogada que acompanha o caso.

Assim, o mandado de segurança é uma ação constitucional que visa proteger os direitos do cidadão perante alguma situação específica.

Procurada pela DeFato, a assessoria de comunicação do município disse que a prefeitura não vai se pronunciar sobre os casos. A organização do processo está nas mãos da Fundep. Os gabaritos oficiais do concurso já foram disponibilizados no site da Fundação e na própria página da prefeitura. O resultado oficial está marcado para ser divulgado no dia 21 de março.

Entenda

Celulares de todo o país atrasaram em uma hora seus relógios no domingo (16). A data marcaria o fim do horário de verão caso a medida não tivesse revogada em abril do ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro. Em Barão de Cocais, os danos causados pela confusão foram maiores. Após 10 anos sem realizar concursos públicos, o município abriu cerca de 158 vagas, mas a troca de horários impediu diversos inscritos de participarem da prova.