Inspiração para os corredores itabiranos, Tia Neném é homenageada na DMX Run
Organizadores do evento relembram a importância da atleta para a prática da corrida de rua em Itabira
A DMX Run – Volta da Mata do Intelecto levou para as ruas itabiranas os amantes da corrida de rua, no último domingo (23). O evento esportivo, que contou com uma extensa programação, teve um momento de homenagem de deixou a todos emocionados. Alice de Oliveira Silva, a Tia Neném, teve sua memória celebrada com a entrega de uma placa a seus familiares e uma longa salva de palmas. Ela faleceu, recentemente, aos 77 anos.
O gestor do grupo DeFato, Thiago Jacques, falou sobre como a corredora inspirou muitos atletas da modalidade e a importância de reconhecer seu papel na difusão do esporte em Itabira. “Os meus avós moraram em frente à casa de Tia Neném e eu cresci vendo ela praticar corrida. Ela foi uma grande representante itabirana da corrida de rua, competiu fora da cidade e incentivou muita gente a começar no esporte”, lembrou.
O filho de Tia Neném, Eliomar de Oliveira Silva, foi quem representou a família. “Me senti feliz por saber que a minha mãe era tão querida por todos em nossa cidade. E reconhecida pela alegria e carisma! É muito bom saber que ela está no coração das pessoas”, contou.
Para ele, a popularidade da mãe não é uma surpresa. “Por onde passava, todos a conheciam e chamavam carinhosamente de tia Neném. Ela virou uma inspiração pela idade que começou a praticar esporte e por mostrar que devemos fazer o que o coração ama. Além de mostrar que a mente é quem comanda o corpo. Uma mente jovem e positiva pode te leva onde quiser”, destacou.
Justa homenagem
Lucimar Aparecida da Silva, irmã de Eliomar concorda.
“Mãe respirava corrida! Movimentar o corpo era fundamental para essa verdadeira ariana. A corrida para ela era o ar que respirava. Não sabia viver sem este esporte e tudo que estava relacionado a esta atividade”.
Ambos agradeceram à iniciativa da DeFato em fazer a homenagem. “A DeFato sempre deu muito prestígio a ela”, comentou Eliomar. “Sinto feliz pelo reconhecimento e carinho que a DeFato sempre teve com mãe. São muitas entrevistas e várias coberturas nas corridas. Sempre foram atenciosos e apoiaram ela durante toda esta trajetória no esporte”, completou Lucimar.
Legado
Os filhos de Tia Neném veem a dedicação dela ao esporte como uma parte do legado que ela deixou, mas são a relações humanas que a corredora construiu que deixaram as marcas mais lembradas.
“Minha mãe era uma pessoa muito atenciosa, tanto em casa com a família, quanto fora entre os amigos e a sociedade. Se relacionar bem e tratar todos de maneira igual é o maior legado que ela deixa, além da determinação, fé e força de vontade. Querer fazer o bem, não importando a quem, era o que mais gostava de fazer”, finalizou Eliomar.
Lucimar complementa: “Ela viveu a vida sem medo de ser feliz. Ensinou a respeitar as pessoas, ter empatia e carisma, levar alegria e motivação para todos. E fazer aquilo que ama, sem preocupar com opinião dos outros. E, o principal, ser uma pessoa humana”.