Instalada na Praça da EEMZA, estátua feita por Raquel Bolinho homenageia Drummond

Inauguração foi realizada neste sábado (14)

Instalada na Praça da EEMZA, estátua feita por Raquel Bolinho homenageia Drummond
Foto: Heitor Bragança
O conteúdo continua após o anúncio


Como parte da programação do penúltimo dia da Mostra de Arte Pública (MAPA), foi inaugurada, na praça da EEMZA, a estátua “Bolinho Drummonzinho”. Como o próprio nome indica, o projeto é de autoria da artista itabirana Raquel Bolinho e homenageia Drummond e um dos seus registros mais icônicos: uma foto do poeta, quando criança, próximo a uma bicicleta. A inauguração ocorreu neste sábado (14)

Raquel Bolinho comentou sobre a estátua, que será permanente e possui três metros e meio. “É uma estátua do bolinho, mas que representa aquela imagem que todo itabirano tem na cabeça, do Drummond criança com a bicicletinha. Então quando me fizeram essa proposta pra criar alguma coisa aqui para Itabira e relativa a Drummond, imediatamente eu lembrei dessa imagem que é bem familiarizada com os itabiranos e falei ‘então vai ser um bolinho drummonzinho’”.

“Normalmente as pessoas só ganham estátua depois que morrem, então a gente está aí em vida celebrando bolinho. E é legal demais, é bom que tem minha família, todo mundo para celebrar esse momento aqui comigo”, completou a artista.

Raquel Bolinho
Foto: Heitor Bragança

Sobre o MAPA

Evento integrante das comemorações do aniversário de Itabira, a Mostra de Arte Pública (MAPA) foi iniciado em 9 de outubro e chega ao seu encerramento neste final de semana — com as últimas atividades previstas para este hoje (15). Durante esse período, a cidade recebeu diferentes ações que abrangem a cultura urbana: com oficias de grafitti, tag tool e técnicas artísticas, instalações culturais e a pintura de diversos espaços da cidade — com murais do Kobra, Mag Magrela, Millo e Zéh Palito e uma seleção de artistas itabiranos.

No sábado (14), penúltimo dia da mostra, aconteceram intervenções poéticas, sarau da Fênix, evento Conexões Urbanas e intervenção artística — com destaque para inauguração da estátua “Bolinho Drummonzinho”, da itabirana Raquel Bolinho, instalada na praça da Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (EEMZA), no Centro. Neste domingo, haverá apresentações artísticas, batalha de rimas, dentre outros.