Instituto Vale oferece treinamento para formatação de projetos culturais
Treinamento on-line é gratuito e tem como objetivo de contribuir com a formação de produtores culturais e fomentar o setor artístico
O Instituto Cultural Vale lançará na próxima terça-feira (15) a segunda edição de seu programa de formação on-line para apoiar produtores culturais na formatação de projetos e cadastro na Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). Organizações tradicionais, associações ou produtoras de todo o Brasil poderão acessar o treinamento, que é gratuito e visa a estimular a produção cultural no país.
Serão realizadas aulas semanais, de 15 de junho a 15 de julho, ao vivo pelo YouTube do Instituto Cultural Vale. Ao final, haverá uma live para esclarecimento de dúvidas e aqueles que se inscreverem previamente no site do Instituto Cultural Vale receberão uma certificação. As aulas serão gravadas e disponibilizadas posteriormente no canal do Instituto no YouTube.
Além disso, os participantes também terão a possibilidade de acessar o conteúdo do treinamento realizado em 2020, que consiste em cinco módulos com videoaulas gravadas e um manual, disponibilizados em institutoculturalvale.org. As principais perguntas e respostas sobre a formatação e o cadastro dos projetos também serão disponibilizadas no site do Instituto Cultural Vale.
“O Instituto Cultural Vale busca democratizar o acesso e fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas brasileiras, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Desenvolvemos a segunda edição do treinamento em formatação de projetos e cadastro na Lei Federal de Incentivo à Cultura levando em conta as necessidades e sugestões de produtores culturais de todo o Brasil. Esperamos que, com esta iniciativa, mais produtores culturais possam estruturar seus projetos, onde quer que estejam”, afirma Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale.
De acordo com a assessoria de comunicação da instituição, todo o conteúdo foi elaborado para apresentar, de maneira didática, como formatar e cadastrar o projeto, considerando as informações sobre a Lei Federal de Incentivo à Cultura e o sistema Salic, do Ministério do Turismo.
O conteúdo foi desenvolvido por Henilton Menezes, ex-Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura e autor do livro “A Lei Rouanet muito além dos (f)atos”, e Suellen Moreira, especialista em gerenciamento de projetos e consultora em elaboração e captação de recursos para projetos por meio de leis de incentivo.
Para se inscrever, acesse institutoculturalvale.org.