IPTU de Belo Horizonte tem reajuste e fica mais caro em 2025; confira

Em 2024, o reajuste já havia sido de 4,72%

IPTU de Belo Horizonte tem reajuste e fica mais caro em 2025; confira
(Foto: Divulgação/PBH)

Os moradores de Belo Horizonte terão que desembolsar mais grana para pagar o Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2025. O tributo pode ser quitado em até 11 parcelas mensais e consecutivas, que devem ser pagas até o dia 15 de cada mês, a partir do próximo ano.

Na capital mineira, o IPTU foi reajustado em 4,71%, percentual que corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-e), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Prefeitura de Belo Horizonte vai conceder, até o dia 31 de janeiro, 5% de desconto no pagamento antecipado do IPTU de 2025. O morador que optar pelo pagamento do imposto até a data terá o abatimento sobre qualquer valor entre o mínimo e o máximo indicado na guia. O documento será enviado para as casas dos contribuintes durante a primeira quinzena de janeiro. O valor e a guia já estarão disponíveis para o contribuinte no Portal da PBH a partir de quarta-feira (1º).

O desconto do IPTU de 2025 será menor do que o concedido pela Prefeitura neste ano. Em 2024, a PBH concedeu 6% de desconto para quem pagou o tributo de forma antecipada.

Pedido de revisão

Os pedidos de revisão do IPTU decorrentes de eventuais discordâncias em relação ao valor do imposto deverão ser apresentados do dia 2 janeiro até 1º de fevereiro, no Portal da PBH ou presencialmente, no BH Resolve, em situações excepcionais, como determina a Portaria SMFA 122/2023 em seu artigo 5º.

Para fazer o pedido de revisão no BH Resolve (Rua dos Caetés, 342, Centro), o contribuinte deve fazer o agendamento prévio no Portal da PBH.