Irmandade, fundadora do HNSD, celebra dia de Nossa Senhora das Dores

O grupo conta hoje com 1400 colaboradores

Irmandade, fundadora do HNSD, celebra dia de Nossa Senhora das Dores
O conteúdo continua após o anúncio


Nesta terça-feira, 15 de setembro, comemora-se o dia de Nossa Senhora das Dores. Protetora dos aflitos, a santa é símbolo da Irmandade responsável pela fundação do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), em Itabira. Ao longo da sua trajetória santa, a padroeira espalhou a visão de mundo voltada a misericórdia e amor ao próximo. O exercício da Irmandade também seguiu nessa filosofia. 

História

No século XIX,  o monsenhor José Felicíssimo veio de Mariana, à época arquidiocese de Itabira, para fundar a Irmandade Nossa Senhora das Dores, em 1854. O objetivo da instituição religiosa, composta por 50 membros, era organizar a estrutura cristã da cidade. Ainda, moradores do município também desejavam fazer parte da iniciativa para contribuir com o desenvolvimento local por meio de doações.

Consolidada a intervenção religiosa em Itabira, a irmandade chegou à conclusão de que era necessário mais, e tomou uma decisão importante: criar um hospital que atendesse àqueles que não podiam pagar por um atendimento. Sendo assim, em 1859 foi fundado o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), instituição ainda hoje filantrópica.

Mudança de endereço

Inicialmente, o HNSD era localizado em frente à Igreja do Rosário, em um terreno doado pelo Major Paulo, personalidade histórica da região.  Um século depois, a instituição foi transferida para o endereço atual, na avenida João Soares Silva, número 135, no bairro Penha.

Como tudo que envolvia a irmandade, a mudança de endereço também teve participação ativa da população. O local, por exemplo, foi disponibilizado pela baronesa Ana da Costa Lage. As irmãs de caridade, que até hoje contribuem não só com a manutenção do hospital como também nas atividades do Colégio Nossa Senhora das Dores, se envolveram diretamente no processo. Sem falar dos vários moradores que botaram a mão na massa e ajudaram a levantar o prédio do hospital.

Impacto social

Se a chegada de José Felicíssimo tinha como prioridade o fortalecimento da fé cristã no município, também são inegáveis os impactos econômico e social trazidos por ele para a região. Atualmente, a Irmandade conta com 1400 colaboradores, responsáveis pelo controle do hospital. A estrutura organizacional tem cargos como tesoureiros, secretários, além da autoridade maior, o bispo dom Marco Aurélio Gubiotti. Para fazer parte da Irmandade é necessário entrar em contato com a diretoria, pelo site http://hnsd.org.br/

Atualmente, HNSD atende cerca de 500 mil pessoas, realiza, em média, 900 cirurgias diárias e recebe mais de 30 mil pacientes em seu pronto-atendimento. O propósito inicial, de contemplar os menos favorecidos, se mantém ao longo dos séculos, tanto que 60% dos atendimentos são voltados a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)