Itabira: 1º Mutileish testa dezenas de cachorros contra leishmaniose
O 1º Multileish testou cerca de 70 cães. Também houve adoções de animais por tutores cadastrados pela Secretaria Municipal de Saúde
A primeira edição do Mutirão de Testagem de Leishmaniose Visceral Canina (Multileish) testou cerca de 70 cães durante no sábado, 20 de novembro, no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, no Centro de Itabira. Também houve adoções de animais por tutores cadastrados pela Secretaria Municipal de Saúde.
A mobilização visou o combate e prevenção à leishmaniose em Itabira, com testes gratuitos da doença visceral canina. Ainda durante a ação também foi realizada repescagem da vacina antirrábica, com imunizações registradas pelos servidores da Saúde.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Natália Andrade, a campanha, além de atender uma demanda reprimida de testes de leishmaniose, também serviu para orientar os tutores quanto ao tratamento da doença.
“Estamos trabalhando aqui com toda a educação em saúde em relação à doença, desmistificando e tirando dúvidas que ainda existem em relação à leishmaniose. As pessoas pensam que, uma vez positivo, o cachorro está com sentença de morte. E não é assim. A doença tem tratamento, que é simples e relativamente, barato. Estamos explicando isso para o tutor, que ele pode tratar o animal”, explica Natália Andrade.
O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Gerência Regional de Saúde de Itabira (GRS), Faculdade UNA e organizações de protetores de animais da cidade.