Itabira: condenado a 74 anos mais um envolvido no ataque que deixou um morto e seis feridos no Nova Vista
Crime ocorrido em abril de 2023 deixou uma pessoa morta e seis feridas em Itabira; penas ultrapassam 200 anos no total

Foi condenado a 74 anos e seis meses de prisão o terceiro réu acusado de participação no ataque a tiros ocorrido no bairro Nova Vista, em Itabira, no dia 11 de abril de 2023. A sentença foi proferida pelo Tribunal do Júri nesta terça-feira (13). O caso resultou na morte de uma pessoa e deixou outras seis feridas.
Com essa nova decisão, as penas impostas até o momento aos envolvidos somam mais de 200 anos de reclusão. O primeiro condenado pegou 62 anos e 2 meses, o segundo recebeu a maior pena já registrada na cidade, com 83 anos, 2 meses e 15 dias. O quarto acusado ainda será julgado.
Segundo as investigações, os criminosos utilizaram um veículo Renault Duster branco furtado para cometer o ataque. Eles passaram pelas ruas do bairro disparando contra diversos alvos, num cenário que, segundo os policiais civis, mais parecia “uma cena de guerra”. Cápsulas de diferentes calibres, marcas de tiros em muros e veículos, além de muito sangue, foram encontrados no local.
A motivação do crime seria uma disputa entre organizações criminosas atuantes em Itabira. No entanto, seis das sete vítimas não tinham qualquer envolvimento com atividades ilícitas, segundo a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). A vítima fatal havia se mudado recentemente para a cidade com o objetivo de cuidar da tia idosa.
Durante a perícia, foram recolhidos:
- 22 estojos de calibre 9mm Luger;
- 11 estojos de calibre .380;
- sete projéteis de arma de fogo (quatro de 9mm, um de .380 e dois de calibre não identificado).
O réu condenado nesta terça-feira respondeu por um homicídio consumado, seis homicídios tentados, receptação do veículo utilizado no delito e associação criminosa majorada.
A Polícia Civil identificou todos os autores e solicitou a prisão preventiva de cada um deles, que foram capturados em momentos distintos durante o curso da investigação.