Itabira conquista 49 medalhas no Mineiro de Taekwondo e emplaca 4 atletas na Seleção Mineira
A próxima etapa do Mineiro será disputada em Igarapé, no fim do mês. Para o Mestre Martinho Francisco, da Associação Crianças do Amanhã, o resultado da delegação em Mariana foi excelente.
A delegação itabirana de Taekwondo alcançou resultados expressivos na segunda etapa do Campeonato Mineiro, realizado em Mariana, neste último fim de semana. No total, os 40 atletas itabiranos conquistaram 49 medalhas, sendo: 32 de ouro, 14 de prata e 3 de bronze. Além disso, Samuel Dreyfus, Isabela Jácome, Davi Vinícius e Kauã Alexandre alcançaram índice para compor a Seleção Mineira que disputará competições nacionais ao longo do ano.
A próxima etapa do Mineiro será disputada em Igarapé, no fim do mês. Para o Mestre Martinho Francisco, da Associação Crianças do Amanhã, o resultado da delegação em Mariana foi excelente. O Mestre ressaltou que muitos atletas que não haviam conseguido ter bom desempenho na primeira etapa, disputada em Itabira, se superaram e alcançaram a premiação. Além disso, outros jovens participaram pela primeira vez da competição estadual e já conseguiram conquistar as suas primeiras medalhas.
Mestre Martinho também disse que além da responsabilidade social do esporte, o foco é seguir preparando os atletas de base, fomentando a iniciação dos jovens para que mais atletas possam representar Itabira em Minas Gerais, no Brasil e em competições internacionais.
‘‘Mais uma vez Itabira brilhou em um evento onde mais de 800 atletas de toda Minas Gerais participaram. Vamos continuar nessa linha de trabalho, trabalhando a base, a criançada, para que no futuro essas crianças sigam o mesmo caminho do Humberto, do Pedro, do Samuel, do Helton e de outros atletas importantes daqui de Itabira’’, frisou o Mestre.
‘‘É gratificante demais ver os resultados aparecendo mediante tanto esforço! Estamos encerrando o quarto mês do ano e já foram três competições importantes, que trouxeram bons resultados para a equipe. Agora com essa classificação para a Seleção, a gente se sente ainda mais motivado para iniciar o ciclo nacional que começa na primeira semana de junho, no Espírito Santo, com o Regional Sudeste’’, disse Davi Vinicius, um dos selecionados para compor a Seleção Mineira.
Foco nos objetivos
O campeonato estadual é dividido em 3 etapas, e a seleção estadual é formada durante esse processo. Dois atletas de cada categoria que alcançarem os melhores resultados, são selecionados para compor a seleção estadual para o ciclo nacional fechado. Os atletas Gabriel dos Santos, Douglas Oliver e Maria Eduarda precisam de um resultado positivo na terceira etapa para garantir a classificação.
Todas as competições oficiais garantem pontos no Ranking Nacional, que é o parâmetro usado para definir os melhores atletas do Brasil de cada categoria. Os melhores colocados nesse Ranking ganham vaga para o Grand Slam do ano seguinte (Seletiva Fechada da Seleção Brasileira) e também indicação para receber o bolsa atleta Federal
Outro itabirano, Humberto Vinicius Marques, também está cotado para a Seleção Mineira. O atleta de 16 anos venceu a primeira etapa do Mineiro, realizada em Itabira, por não haver competidores rivas em sua categoria. Na etapa de Mariana, Humberto não pode estar presente, pois está viajando com a Seleção Brasileira para a República Dominicana, onde está disputando o Panamericano de Taekwondo. No início deste ano, o atleta foi campeão do Grand Slam, disputado no Rio de Janeiro.
Além do Mestre Martinho, os atletas da delegação itabirana estiveram acompanhados pelos professores e Mestres: Daú Primo (Academia Central), Carlos Campos, Davi Vinícius (Vilas Unidas), Luciano Hilário, Edson Edmundo, Adalberto Augusto (Academia Praia) Welton Herick (Projeto João XXIII)
Confira a galeria de fotos do evento
Créditos: FTEMG e Davi Vinicius