Itabira perde Lúcio Sampaio, fundador do histórico “O Cometa Itabirano”

Psicólogo faleceu aos 69 anos, vítima de um infarto

Itabira perde Lúcio Sampaio, fundador do histórico “O Cometa Itabirano”
Lúcio Sampaio (à dir.) ao lado de Drummond. Escritor e jornalista desenvolveram relação bastante carinhosa durante os anos. Foto: Altamir Barros/Humberto Martins/Acervo “O Cometa”
O conteúdo continua após o anúncio


O jornalismo itabirano perdeu, neste sábado (11), uma das suas emblemáticas figuras. Aos 69 anos, morreu o psicólogo e fundador do “O Cometa Itabirano” Lúcio Vaz Sampaio, vítima de um infarto.

Além da trajetória jornalística, o itabirano marcou época no ativismo político. Na década de 70, quando estudante de psicologia e presidente do Diretório Acadêmico (DA) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, foi um dos líderes do movimento estudantil ocorrido em Belo Horizonte. À época, o grupo desempenhou papel importante na luta pelo fim da ditadura militar.

Em 1979, decidiu fundar o jornal O Cometa Itabirano, pelo qual daria continuidade à sua luta pela redemocratização, além de relatar os problemas locais do município. Também estabeleceu contato íntimo e carinhoso com Carlos Drummond de Andrade, com quem trocava correspondências recorrentemente. Lúcio Sampaio promoveu inúmeras referências à obra do poeta em seu histórico jornal impresso.

O velório do jornalista foi realizado neste domingo (12), entre 9h e 13h, no Memorial Santa Terezinha. Já o sepultamento será no Cemitério do Cruzeiro.