Itabira: Postos de atendimento da Caixa e do Banco do Brasil serão instalados na Casa da Cidadania
A expectativa é de que o Banco do Brasil inicie seus trabalhos já na próxima segunda-feira (26), com a instalação de um contêiner e uma tenda para recepção aos clientes
Após as agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal serem interditadas preventivamente, os bancos deverão retomar em breve o funcionamento para os clientes itabiranos. As instituições financeiras serão instaladas provisoriamente no pátio da Casa da Cidadania, no Centro de Itabira, entre a Praça Acrísio Alvarenga e a Avenida Carlos Drummond de Andrade.
A expectativa, segundo Danilo Alvarenga, secretário de Governo da Prefeitura de Itabira, é de que o Banco do Brasil inicie seus trabalhos já na próxima segunda-feira (26), com a instalação de um contêiner e uma tenda para recepção aos clientes. Já a estrutura de serviços da Caixa Econômica Federal será feita em uma carreta, também acompanhada de uma tenda de atendimento. ‘‘O Banco Brasil está ok, vai vir. A Caixa está dependendo de ajustes’’, confirmou o secretário.
Nenhum serviço dos bancos aos clientes será realizado no interior do prédio da Casa da Cidadania. Para dar apoio às agências, colaboradores do espaço irão ajudar na gestão dos bancários e uma máquina copiadora será cedida para cópia de documentos e arquivos.
Relembre
A interdição dos prédios ocorreu após a constatação de riscos estruturais provocados por uma obra em fase de desaterro na avenida Daniel Jardim de Grisolia, no Centro da cidade. As movimentações no terreno particular foram interditadas pela Defesa Civil em 4 de janeiro e, desde então, estão paralisadas.
No dia 29 de janeiro, um parecer apresentado pelo Banco do Brasil, assinado pela empresa BRG Engenharia, recomendou a desocupação do prédio “para minimizar a ocorrência de carregamentos estáticos e dinâmicos sobre as estruturas de contenção, até que seja possível garantir a estabilidade do maciço”.
A interdição foi comunicada aos clientes apenas por cartazes afixados na porta de entrada da unidade, onde também foram colocadas faixas “zebradas” indicando que o acesso ao local está vedado. Segundo relatos, não foi utilizado nenhum outro meio de comunicação, como contatos telefônicos ou mensagens de WhatsApp, para informar sobre a situação.
Nos cartazes, o Banco do Brasil informa que “esta agência se encontra com o atendimento interrompido” e orienta que os pontos de atendimento mais próximos estão em Santa Maria de Itabira, Nova Era e João Monlevade.
Com base no mesmo laudo da BRG Engenharia, no último dia 5 de fevereiro, a Defesa Civil recomendou que a Caixa Econômica Federal interrompesse o atendimento aos clientes, visto que o prédio do Banco do Brasil está em um nível logo acima. Em 4 de janeiro, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itabira havia interditado temporariamente parte da agência, onde estão instalados os caixas eletrônicos da unidade.
Segundo Nilma Macieira de Castro, coordenadora da Defesa Civil de Itabira, ‘‘existe um comprometimento na rede de esgoto ou pluvial, que ainda não foi identificado, causando refluxo’’ no piso do prédio.
Em comunicado afixado na porta da agência, no último dia 14 de fevereiro, o banco informava que o funcionamento do local estava completamente interrompido. Clientes foram orientados pela Caixa a realizarem os serviços bancários pela internet ou destinarem para agências em João Monlevade, Nova Era ou São Gonçalo do Rio Abaixo.