Itabira: projeto da Prefeitura inclui “Estudo do Tropeirismo” na rede municipal

PL nº 31/2023 foi discutido pela Câmara nesta segunda-feira. Saiba mais!

Itabira: projeto da Prefeitura inclui “Estudo do Tropeirismo” na rede municipal
A Escola Municipal Coronel José Batista. Foto: Divulgação

Foi lido, na reunião de comissões temporárias desta segunda-feira (17), o projeto de lei (PL) nº 31/2023, que inclui o “Estudo do Tropeirismo” na base diversificada da rede municipal de Educação. De autoria da Prefeitura de Itabira, a proposta tem por objetivo “resgatar a cultura tropeira”.

O art. 3º do PL permite ao Executivo firmar convênios com entidades que tenham como área de estudo e trabalho o Tropeirismo, atividade comercial cuja finalidade era promover a interligação dos pólos econômicos do Brasil.

Agora sob análise da Câmara Municipal, o projeto de lei foi elogiado, inclusive, por Luciano Gonçalves dos Reis “Sobrinho” (MDB), um dos principais críticos à Prefeitura no Legislativo.

“Projeto tranquilo, parabenizar o Governo por essa iniciativa importante, porque vivemos em uma cidade em que o tropeirismo é um dos canais de diversificação econômica, sobretudo em Ipoema. Não é um estudo que será obrigatório, mas o professor que se sentir à vontade poderá introduzir o tropeirismo em algumas aulas durante a semana”.

Após ser lido e analisado na Câmara Municipal, a proposta será votada pelos vereadores, possivelmente, na reunião ordinária da próxima semana.