Itabira promoverá mutirão para castração animal; saiba mais

A castração é um procedimento cirúrgico simples, feito em animais domésticos (cães e gatos), para impedir que eles se reproduzam

Itabira promoverá mutirão para castração animal; saiba mais
Foto: Prefeitura do Rio/Acervo Agência Brasil
O conteúdo continua após o anúncio


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde e da Diretoria de Controle de Zoonoses, vai cadastrar animais domésticos para participar de mais um mutirão de castração. Os tutores, interessados em participar, podem inscrever cães e gatos em um formulário online, entre os dias 1º de agosto e 30 de setembro.


O preenchimento correto do formulário disponível é estritamente necessário, porém, após o cadastro, os tutores devem aguardar o contato da equipe da Diretoria de Controle de Zoonoses para a marcação do procedimento. A inscrição não garante a vaga. 

Os beneficiados com a castração passarão por uma triagem, obedecendo às vagas disponíveis, mediante prioridades definidas pela legislação estadual. Mais informações podem ser obtidas através do telefone: (31) 3839-2643 ou pelo WhatsApp (31) 97315-0017.

Clique aqui para acessar o formulário

A castração é um procedimento cirúrgico simples, feito em animais domésticos (cães e gatos), para impedir que eles se reproduzam. Além disso, a castração traz inúmeros benefícios para a saúde do animal. Esse serviço de esterilização é oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Itabira.

A castração não muda o comportamento do animal, que continua a brincar, correr e interagir normalmente com as pessoas. O tempo médio de recuperação nos dois casos é rápido e em poucos dias os animais devem estar totalmente recuperados. É importante destacar que a castração é a melhor forma de controle populacional de cães e gatos. Evita as ninhadas indesejadas e o consequente abandono.

Nas fêmeas – cadelas ou gatas – a castração diminui o risco de desenvolver câncer de mama, infecções uterinas, prenhez indesejada e gravidez psicológica.
No macho a castração evita o desenvolvimento do câncer de próstata, minimiza a marcação de território e o risco de fuga.